Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor com a aplicação da Escala Motora Infantil Alberta: Série de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Kelly Soares
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Leite , Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44925
Resumo: Objetivo: avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças atendidas na clínica escola de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, por meio da aplicação da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Metodologia: Trata-se de uma série de casos, de caráter descritivo, com uma abordagem quantitativa e transversal, desenvolvido em uma Clínica Escola de Fisioterapia. A amostra consiste em crianças sem diagnóstico clínico, inscritas para atendimento fisioterapêutico. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de avaliação sociodemográfica e a AIMS. Essa pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB e foi aprovada com o número CAAE: 74237223.1.0000.5187. Resultados: Foram incluídas quatro crianças, todas nascidas por cesariana, duas a termo e duas pré-termo, sendo uma pré-termo extremo e outra pré-termo tardio. Todas as mães relataram ter feito pré-natal de forma adequada e gestações desejadas, embora não planejadas. Houve queixa de distúrbios do sono em três crianças. Com relação à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, duas foram caracterizadas como desenvolvimento atípico e duas como desenvolvimento suspeito. Conclusão: as crianças incluídas no estudo, mesmo na ausência de qualquer tipo de diagnóstico clínico, apresentaram déficits no desenvolvimento neuropsicomotor. Utilizar a AIMS mostrou-se importante não só para os profissionais, que podem planejar intervenções adequadas com base nos resultados, mas também para os pais e cuidadores, contribuindo para potencializar o desenvolvimento infantil também no ambiente domiciliar.
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spelling Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor com a aplicação da Escala Motora Infantil Alberta: Série de casosEvaluation of the neuropsychomotor development using the Alberta Infant Motor Scale: Series of casesEvaluación del desarrollo neuropsicomotor mediante la Escala Motora Infantil de Alberta: Serie de casosChild developmentDevelopmental disabilitiesPhysical therapy.Desarrollo infantilAtraso en el desarrolloFisioterapia.Desenvolvimento infantilAtraso no desenvolvimentoFisioterapia.Objetivo: avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças atendidas na clínica escola de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, por meio da aplicação da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Metodologia: Trata-se de uma série de casos, de caráter descritivo, com uma abordagem quantitativa e transversal, desenvolvido em uma Clínica Escola de Fisioterapia. A amostra consiste em crianças sem diagnóstico clínico, inscritas para atendimento fisioterapêutico. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de avaliação sociodemográfica e a AIMS. Essa pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB e foi aprovada com o número CAAE: 74237223.1.0000.5187. Resultados: Foram incluídas quatro crianças, todas nascidas por cesariana, duas a termo e duas pré-termo, sendo uma pré-termo extremo e outra pré-termo tardio. Todas as mães relataram ter feito pré-natal de forma adequada e gestações desejadas, embora não planejadas. Houve queixa de distúrbios do sono em três crianças. Com relação à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, duas foram caracterizadas como desenvolvimento atípico e duas como desenvolvimento suspeito. Conclusão: as crianças incluídas no estudo, mesmo na ausência de qualquer tipo de diagnóstico clínico, apresentaram déficits no desenvolvimento neuropsicomotor. Utilizar a AIMS mostrou-se importante não só para os profissionais, que podem planejar intervenções adequadas com base nos resultados, mas também para os pais e cuidadores, contribuindo para potencializar o desenvolvimento infantil também no ambiente domiciliar.Objective: The aim of this study is to assess the neuropsychomotor development of children treated at the School Physiotherapy Clinic of the State University of Paraíba, through the application of the Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Methods: This is a case series of a descriptive nature, employing a quantitative and cross-sectional approach, conducted at a School Physiotherapy Clinic. The sample consists of children without a clinical diagnosis, enrolled for physiotherapeutic care. The instruments used include a sociodemographic assessment form and the AIMS. This research was submitted to the Research Ethics Committee of UEPB and approved with the protocol number CAAE: 74237223.1.0000.5187. Results: Four children were included in the study, all born by cesarean section, two full-term and two preterm, with one being extremely preterm and the other late preterm. All mothers reported having received adequate prenatal care, and their pregnancies were desired, albeit unplanned. Three children exhibited complaints of sleep disturbances. Regarding the assessment of neuropsychomotor development, two were characterized as having atypical development, and two as having suspicious development. Conclusion: The children included in the study, despite the absence of any clinical diagnosis, demonstrated deficits in neuropsychomotor development. The use of AIMS proved to be significant not only for professionals, enabling them to plan appropriate interventions based on the results but also for parents and caregivers, contributing to enhancing child development in the home environment.Objetivo: Evaluar el desarrollo neuropsicomotor de niños atendidos en la clínica escolar de fisioterapia de la Universidad Estatal de Paraíba, mediante la aplicación de la Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Metodología: Se trata de una serie de casos, de carácter descriptivo, con un enfoque cuantitativo y transversal, desarrollado en una Clínica Escolar de Fisioterapia. La muestra consiste en niños sin diagnóstico clínico, inscritos para recibir atención fisioterapéutica. Los instrumentos utilizados fueron una ficha de evaluación sociodemográfica y la AIMS. Esta investigación fue sometida al Comité de Ética en Investigación de la UEPB y fue aprobada con el número CAAE: 74237223.1.0000.5187. Resultados: Se incluyeron cuatro niños, todos nacidos por cesárea, dos a término y dos prematuros, siendo uno prematuro extremo y otro prematuro tardío. Todas las madres informaron haber recibido atención prenatal de manera adecuada y tener embarazos deseados, aunque no planificados. Hubo quejas de trastornos del sueño en tres niños. En cuanto a la evaluación del desarrollo neuropsicomotor, dos fueron caracterizados como desarrollo atípico y dos como desarrollo sospechoso. Conclusión: Los niños incluidos en el estudio, incluso en ausencia de cualquier tipo de diagnóstico clínico, presentaron déficits en el desarrollo neuropsicomotor. El uso de la AIMS resultó ser importante no solo para los profesionales, que pueden planificar intervenciones adecuadas basadas en los resultados, sino también para los padres y cuidadores, contribuyendo a potenciar el desarrollo infantil también en el entorno domiciliario.Research, Society and Development2024-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4492510.33448/rsd-v13i2.44925Research, Society and Development; Vol. 13 No. 2; e0913244925Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 2; e0913244925Research, Society and Development; v. 13 n. 2; e09132449252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44925/35883Copyright (c) 2024 Kelly Soares Farias; Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes Melo Leite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Kelly Soares Leite , Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes Melo 2024-03-04T09:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44925Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-03-04T09:47:20Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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