A regressão neuropsicomotora em pré-escolares e escolares pós pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Amanda Baleeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hagge, Ana Luíza Gomes, Batista, João Henrique Lopes, Oliveira, Maria Eduarda Varges, Luz, Jaqueline de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43241
Resumo: O período da infância é o momento de maior capacidade que o sistema nervoso possui de reorganizar e adaptar suas redes neuronais em resposta às exigências ambientais e orgânicas, essa etapa é marcada por avanços significativos nas habilidades motoras, cognitivas, psicossociais e de linguagem, com aquisições progressivamente mais complexas nas funções da vida diária. Além disto, o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é caracterizado por um processo de evolução dinâmica, sendo de suma importância à apresentação de novas experiências e estímulos a criança. Contudo, no ano de 2020 o mundo se encontrava diante de uma enfermidade de alto nível de transmissão, sendo necessário o isolamento social para controle da doença, o que modificou a rotina de toda população mundial, sendo possível considerar que as crianças foram um dos grupos mais impactados com essas mudanças. Suas rotinas, incluindo ambientes sociais, escolares e familiares foram profundamente modificadas e com consequências no desenvolvimento e também no bem-estar infantil. Posto isto, o presente trabalho possui como objetivo principal analisar as causas e consequências envolvidas no processo de desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 4-5 anos, a partir de uma revisão integrativa de literatura. Em conclusão, nota-se que a faixa etária pediátrica obteve complicações não somente em relação a parte cognitiva do desenvolvimento, mas também, o lado físico, emocional e social.
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spelling A regressão neuropsicomotora em pré-escolares e escolares pós pandemia do COVID-19Neuropsychomotor regression in preschoolers and schoolchildren after the COVID-19 pandemicRegresión neuropsicomotriz en preescolares y escolares tras la pandemia de COVID-19Deficiências do desenvolvimentoDesenvolvimento infantilDeficiências de aprendizagemDesvios do desenvolvimento infantilCOVID-19.Discapacidades del desarrolloDesarrollo infantilDificultades de aprendizajeDesviaciones del desarrollo infantilCOVID-19.Developmental disabilitiesChild developmentLearning disabilitiesChild development deviationsCOVID-19.O período da infância é o momento de maior capacidade que o sistema nervoso possui de reorganizar e adaptar suas redes neuronais em resposta às exigências ambientais e orgânicas, essa etapa é marcada por avanços significativos nas habilidades motoras, cognitivas, psicossociais e de linguagem, com aquisições progressivamente mais complexas nas funções da vida diária. Além disto, o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é caracterizado por um processo de evolução dinâmica, sendo de suma importância à apresentação de novas experiências e estímulos a criança. Contudo, no ano de 2020 o mundo se encontrava diante de uma enfermidade de alto nível de transmissão, sendo necessário o isolamento social para controle da doença, o que modificou a rotina de toda população mundial, sendo possível considerar que as crianças foram um dos grupos mais impactados com essas mudanças. Suas rotinas, incluindo ambientes sociais, escolares e familiares foram profundamente modificadas e com consequências no desenvolvimento e também no bem-estar infantil. Posto isto, o presente trabalho possui como objetivo principal analisar as causas e consequências envolvidas no processo de desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 4-5 anos, a partir de uma revisão integrativa de literatura. Em conclusão, nota-se que a faixa etária pediátrica obteve complicações não somente em relação a parte cognitiva do desenvolvimento, mas também, o lado físico, emocional e social.The period of childhood is the moment of greatest capacity that the nervous system has to reorganize and adapt its neural networks in response to environmental and organic demands, this stage is marked by significant advances in motor, cognitive, psychosocial and language skills, with acquisitions progressively more complex in daily life functions. In addition, neuropsychomotor development (NPMD) is characterized by a process of dynamic evolution, with the presentation of new experiences and stimuli being of paramount importance to the child. However, in 2020, the world was facing a disease with a high level of transmission, requiring social isolation to control the disease, which changed the routine of the entire world population, and it is possible to consider that children were one of the groups most impacted by these changes. Their routines, including social, school and family environments, were profoundly modified, with consequences for the development and well-being of children. That said, the main objective of this work is to analyze the causes and consequences involved in the neuropsychomotor development process of children aged 4-5 years, based on an integrative literature review. In conclusion, it is noted that the pediatric age group had complications not only in relation to the cognitive part of development, but also the physical, emotional and social aspects.The period of childhood is the moment of greatest capacity that the nervous system has to reorganize and adapt its neural networks in response to environmental and organic demands, this stage is marked by significant advances in motor, cognitive, psychosocial and language skills, with acquisitions progressively more complex in daily life functions. In addition, neuropsychomotor development (NPMD) is characterized by a process of dynamic evolution, with the presentation of new experiences and stimuli being of paramount importance to the child. However, in 2020, the world was facing a disease with a high level of transmission, requiring social isolation to control the disease, which changed the routine of the entire world population, and it is possible to consider that children were one of the groups most impacted by these changes. Their routines, including social, school and family environments, were profoundly modified, with consequences for the development and well-being of children. That said, the main objective of this work is to analyze the causes and consequences involved in the neuropsychomotor development process of children aged 4-5 years, based on an integrative literature review. In conclusion, it is noted that the pediatric age group had complications not only in relation to the cognitive part of development, but also the physical, emotional and social aspects.Research, Society and Development2023-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4324110.33448/rsd-v12i9.43241Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e8212943241Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e8212943241Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e82129432412525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43241/34827Copyright (c) 2023 Amanda Baleeiro Dantas; Ana Luíza Gomes Hagge; João Henrique Lopes Batista; Maria Eduarda Varges Oliveira; Jaqueline de Castro Luzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Amanda Baleeiro Hagge, Ana Luíza Gomes Batista, João Henrique Lopes Oliveira, Maria Eduarda Varges Luz, Jaqueline de Castro 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43241Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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