Intervenção educativa para evitar a proliferação de hanseníase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Verônica Samila Aires
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coelho, Rebecca Carvalho, Neres, Keliane Almeida, Araújo , Ezilley da Silva, Marques , Ianca Thaís Lopes, Pereira , Juliana Ramos, Gomes, Janildes Maria Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37367
Resumo: Objetivo: Desenvolver uma intervenção educacional sobre a hanseníase para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com a intenção de dar subisídios aos ACS e à Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom sucesso objetivando melhor atendimento e controle da doença.Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo que foi desenvolvido através da aplicação de um questionário estruturado com 10 questões objetivas sobre a doença, com intuito de quantificar e avaliar o nível de conhecimento acerca do tema em estudo. Resultados: Foi aplicado questionário com questões iniciais que tratam de conhecimentos básicos a respeito da hanseníase para 9 ACS, sendo todas do sexo feminino. Antes da palestra, constatou-se que 88,9% (n=8) já ouviram falar da doença e acham que esta tem cura e 77,8% (n=7) já declararam contato anterior com algum  paciente com hanseníase. Em relação aos principais sintomas da patologia, apenas 44,4% das entrevistadas responderam corretamente. Conclusão:Verificou-se que a intervenção educativa houve uma resposta positiva em relação aos ACS. Durante a palestra houve interação, questionamentos relacionados a sua área adscrita. Sendo assim uma educação continuada para esses profissionais é fundamental para realizarem seu trabalho adequadamente e além disso transferirem os seus conhecimentos para os pacientes que estão sob sua supervisão, pois estes profissionais estão em contato diário  com a população, e eles são o elo entre a comunidade e a UBS.
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spelling Intervenção educativa para evitar a proliferação de hanseníase Educational intervention to prevent the proliferation of leprosyIntervención educativa para prevenir la proliferación de la lepraAdesãoTratamentoHanseníase.AdherenciaTratamientoLepra.AdherenceTreatmentLeprosy.Objetivo: Desenvolver uma intervenção educacional sobre a hanseníase para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com a intenção de dar subisídios aos ACS e à Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom sucesso objetivando melhor atendimento e controle da doença.Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo que foi desenvolvido através da aplicação de um questionário estruturado com 10 questões objetivas sobre a doença, com intuito de quantificar e avaliar o nível de conhecimento acerca do tema em estudo. Resultados: Foi aplicado questionário com questões iniciais que tratam de conhecimentos básicos a respeito da hanseníase para 9 ACS, sendo todas do sexo feminino. Antes da palestra, constatou-se que 88,9% (n=8) já ouviram falar da doença e acham que esta tem cura e 77,8% (n=7) já declararam contato anterior com algum  paciente com hanseníase. Em relação aos principais sintomas da patologia, apenas 44,4% das entrevistadas responderam corretamente. Conclusão:Verificou-se que a intervenção educativa houve uma resposta positiva em relação aos ACS. Durante a palestra houve interação, questionamentos relacionados a sua área adscrita. Sendo assim uma educação continuada para esses profissionais é fundamental para realizarem seu trabalho adequadamente e além disso transferirem os seus conhecimentos para os pacientes que estão sob sua supervisão, pois estes profissionais estão em contato diário  com a população, e eles são o elo entre a comunidade e a UBS.Objective: Develop an educational intervention on leprosy for Community Health Agents (ACS) with the intention of providing subsidies to ACS and the Basic Health Unit (UBS) Good success aiming at better care and disease control.Methodology: Quantitative, cross-sectional and descriptive study that was developed through the application of a structured questionnaire with 10 objective questions about the disease, in order to quantify and assess the level of knowledge about the topic under study. Results: A questionnaire with initial questions dealing with basic knowledge about leprosy was applied to 9 ACS, all of them female. Before the lecture, it was found that 88.9% (n=8) had already heard about the disease and thought it was curable and 77.8% (n=7) had already declared previous contact with a leprosy patient. Regarding the main symptoms of the pathology, only 44.4% of the interviewees answered correctly. Conclusion: It was found that the educational intervention had a positive response in relation to the ACS. During the lecture there was interaction, questions related to their assigned area. Thus, continuing education for these professionals is essential to carry out their work properly and, in addition, to transfer their knowledge to the patients who are under their supervision, as these professionals are in daily contact with the population, and they are the link between the community. and the UBS.Objetivo: Desarrollar una intervención educativa sobre la lepra para los Agentes Comunitarios de Salud (ACS) con la intención de otorgar subsidios a la ACS ya la Unidad Básica de Salud (UBS) Buen éxito con miras a una mejor atención y control de la enfermedad. Metodología: Estudio cuantitativo, transversal y descriptivo que se desarrolló mediante la aplicación de un cuestionario estructurado con 10 preguntas objetivas sobre la enfermedad, con el fin de cuantificar y evaluar el nivel de conocimiento sobre el tema en estudio. Resultados: Se aplicó un cuestionario con preguntas iniciales sobre conocimientos básicos sobre la lepra a 9 ACS, todas del sexo femenino. Antes de la conferencia, se constató que el 88,9% (n=8) ya había oído hablar de la enfermedad y pensaba que era curable y el 77,8% (n=7) ya había declarado contacto previo con un enfermo de lepra. En cuanto a los principales síntomas de la patología, solo el 44,4% de los encuestados respondió correctamente. Conclusión: Se constató que la intervención educativa tuvo una respuesta positiva en relación a la ACS. Durante la charla hubo interacción, preguntas relacionadas con su área asignada. Por ello, la formación continua de estos profesionales es fundamental para el correcto desempeño de su trabajo y, además, para trasladar sus conocimientos a los pacientes que están bajo su supervisión, ya que estos profesionales están en contacto diario con la población, y son el nexo entre la comunidad y la UBS.Research, Society and Development2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3736710.33448/rsd-v11i15.37367Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e408111537367Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e408111537367Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4081115373672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37367/31141Copyright (c) 2022 Verônica Samila Aires Batista; Rebecca Carvalho Coelho; Keliane Almeida Neres; Ezilley da Silva Araújo ; Ianca Thaís Lopes Marques ; Juliana Ramos Pereira ; Janildes Maria Silva Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Verônica Samila Aires Coelho, Rebecca Carvalho Neres, Keliane Almeida Araújo , Ezilley da Silva Marques , Ianca Thaís Lopes Pereira , Juliana Ramos Gomes, Janildes Maria Silva 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37367Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.095625Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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