Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Caio César Otôni Espíndola
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Campelo, Eulália Maria Loureiro Maia, Albuquerque, Lucas Apoliano Gomes, Gomes, Giovanna Lacorte, Barros, Letícia Passos Chaves Capibaribe, Peixoto, Raquel Autran Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45200
Resumo: Introdução: O conhecimento médico está em constante evolução. A retenção de informações, objetivando a manutenção a longo prazo é essencial, mas muitos não conhecem ou possuem dificuldades na aplicação de técnicas de estudo eficientes. A prática de recuperação ativa pode melhorar o aprendizado, mas os estudantes muitas vezes não a empregam eficazmente. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento e uso de técnicas ativas de estudo por estudantes de medicina em um Centro Universitário no Ceará. Material e métodos: Foi realizado um estudo transversal observacional quantitativo, no período de março a junho de 2023, com alunos dos quatro primeiros anos de um curso de Medicina em um Centro Universitário no estado do Ceará. Além de dados demográficos, havia perguntas relacionadas ao emprego de métodos de estudo ativo e sua percepção de eficiência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Resultados: Foram analisadas 379 respostas. A maioria estava no quinto ao sétimo semestre (53,8%). Cerca de 72% conheciam os métodos ativos de estudo, mas 51,5% não havia recebido orientações sobre o assunto durante a graduação. As técnicas de estudo mais e menos utilizadas foram identificadas, e os alunos possuíam preferência por utilização de técnicas passivas de estudo. Conclusão: Há uma desconexão entre a utilização de técnicas ativas e passivas de estudo. Muitos ainda adotam abordagens menos eficientes (técnicas passivas) e carecem de conhecimento sobre métodos ativos. Conhecer sobre recordação ativa na formação médica poderia permitir maior retenção de conhecimento dos discentes.
id UNIFEI_fc97473a0bb480259f7dd0d3de817c21
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45200
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversalUse of active recall among medical students: A cross-sectional studyUso de la recordación activa entre estudiantes de medicina: Un estudio transversalEducación médicaAprendizajeEstudiantes de medicinaEnseñanzaEnseñanza en salud.Education, medicalLearningStudents, medicalTeachingHealth teaching.AprendizagemEducação médicaEstudantes de medicinaEnsinoEnsino em saúde.Introdução: O conhecimento médico está em constante evolução. A retenção de informações, objetivando a manutenção a longo prazo é essencial, mas muitos não conhecem ou possuem dificuldades na aplicação de técnicas de estudo eficientes. A prática de recuperação ativa pode melhorar o aprendizado, mas os estudantes muitas vezes não a empregam eficazmente. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento e uso de técnicas ativas de estudo por estudantes de medicina em um Centro Universitário no Ceará. Material e métodos: Foi realizado um estudo transversal observacional quantitativo, no período de março a junho de 2023, com alunos dos quatro primeiros anos de um curso de Medicina em um Centro Universitário no estado do Ceará. Além de dados demográficos, havia perguntas relacionadas ao emprego de métodos de estudo ativo e sua percepção de eficiência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Resultados: Foram analisadas 379 respostas. A maioria estava no quinto ao sétimo semestre (53,8%). Cerca de 72% conheciam os métodos ativos de estudo, mas 51,5% não havia recebido orientações sobre o assunto durante a graduação. As técnicas de estudo mais e menos utilizadas foram identificadas, e os alunos possuíam preferência por utilização de técnicas passivas de estudo. Conclusão: Há uma desconexão entre a utilização de técnicas ativas e passivas de estudo. Muitos ainda adotam abordagens menos eficientes (técnicas passivas) e carecem de conhecimento sobre métodos ativos. Conhecer sobre recordação ativa na formação médica poderia permitir maior retenção de conhecimento dos discentes.Introducción: El conocimiento médico está en constante evolución. La retención de información, con el objetivo de mantenimiento a largo plazo, es esencial, pero muchos no están al tanto o tienen dificultades para aplicar técnicas de estudio eficientes. La práctica de la recuperación activa puede mejorar el aprendizaje, pero los estudiantes a menudo no la utilizan de manera efectiva. Objetivo: Este estudio tiene como objetivo evaluar el conocimiento y uso de técnicas de estudio activas por parte de estudiantes de medicina en un Centro Universitario en Ceará. Material y métodos: Se realizó un estudio transversal observacional cuantitativo de marzo a junio de 2023, con estudiantes de los primeros cuatro años de un curso de Medicina en un Centro Universitario en el estado de Ceará. Además de datos demográficos, se incluyeron preguntas relacionadas con el empleo de métodos de estudio activo y su percepción de eficacia. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Institución. Resultados: Se analizaron 379 respuestas. La mayoría se encontraba en los quinto al séptimo semestre (53.8%). Aproximadamente el 72% estaba familiarizado con los métodos de estudio activos, pero el 51.5% no había recibido orientación sobre el tema durante su graduación. Se identificaron las técnicas de estudio más y menos utilizadas, y los estudiantes preferían utilizar técnicas de estudio pasivas. Conclusión: Existe una desconexión entre el uso de técnicas de estudio activas y pasivas. Muchos aún adoptan enfoques menos eficientes (técnicas pasivas) y carecen de conocimiento sobre métodos activos. Comprender la recuperación activa en la educación médica podría permitir una mayor retención de conocimientos por parte de los estudiantes.Introduction: Medical knowledge is constantly evolving. The retention of information, aiming for long-term maintenance, is essential, but many are not aware of or have difficulties in applying efficient study techniques. The practice of active retrieval can improve learning, but students often do not use it effectively. Objective: This study aims to evaluate the knowledge and use of active study techniques by medical students at a University Center in Ceará. Material and methods: A quantitative observational cross-sectional study was conducted from March to June 2023, with students from the first four years of a Medicine course at a University Center in the state of Ceará. In addition to demographic data, there were questions related to the use of active study methods and their perceived efficiency. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Institution. Results: 379 responses were analyzed. Most were in the fifth to seventh semesters (53.8%). Approximately 72% were familiar with active study methods, but 51.5% had not received guidance on the subject during their graduation. The most and least used study techniques were identified, and students preferred to use passive study techniques. Conclusion: There is a disconnect between the use of active and passive study techniques. Many still adopt less efficient approaches (passive techniques) and lack knowledge about active methods. Understanding active retrieval in medical education could allow for greater retention of knowledge by students.Research, Society and Development2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4520010.33448/rsd-v13i3.45200Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e0513345200Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e0513345200Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e05133452002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45200/36051Copyright (c) 2024 Caio César Otôni Espíndola Rocha; Eulália Maria Loureiro Maia Campelo; Lucas Apoliano Gomes Albuquerque; Giovanna Lacorte Gomes; Letícia Passos Chaves Capibaribe Barros; Raquel Autran Coelho Peixotohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Caio César Otôni Espíndola Campelo, Eulália Maria Loureiro Maia Albuquerque, Lucas Apoliano Gomes Gomes, Giovanna Lacorte Barros, Letícia Passos Chaves Capibaribe Peixoto, Raquel Autran Coelho 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45200Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
Use of active recall among medical students: A cross-sectional study
Uso de la recordación activa entre estudiantes de medicina: Un estudio transversal
title Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
spellingShingle Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
Rocha, Caio César Otôni Espíndola
Educación médica
Aprendizaje
Estudiantes de medicina
Enseñanza
Enseñanza en salud.
Education, medical
Learning
Students, medical
Teaching
Health teaching.
Aprendizagem
Educação médica
Estudantes de medicina
Ensino
Ensino em saúde.
title_short Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
title_full Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
title_fullStr Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
title_full_unstemmed Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
title_sort Uso de recordação ativa entre estudantes de medicina: Um estudo transversal
author Rocha, Caio César Otôni Espíndola
author_facet Rocha, Caio César Otôni Espíndola
Campelo, Eulália Maria Loureiro Maia
Albuquerque, Lucas Apoliano Gomes
Gomes, Giovanna Lacorte
Barros, Letícia Passos Chaves Capibaribe
Peixoto, Raquel Autran Coelho
author_role author
author2 Campelo, Eulália Maria Loureiro Maia
Albuquerque, Lucas Apoliano Gomes
Gomes, Giovanna Lacorte
Barros, Letícia Passos Chaves Capibaribe
Peixoto, Raquel Autran Coelho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Caio César Otôni Espíndola
Campelo, Eulália Maria Loureiro Maia
Albuquerque, Lucas Apoliano Gomes
Gomes, Giovanna Lacorte
Barros, Letícia Passos Chaves Capibaribe
Peixoto, Raquel Autran Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educación médica
Aprendizaje
Estudiantes de medicina
Enseñanza
Enseñanza en salud.
Education, medical
Learning
Students, medical
Teaching
Health teaching.
Aprendizagem
Educação médica
Estudantes de medicina
Ensino
Ensino em saúde.
topic Educación médica
Aprendizaje
Estudiantes de medicina
Enseñanza
Enseñanza en salud.
Education, medical
Learning
Students, medical
Teaching
Health teaching.
Aprendizagem
Educação médica
Estudantes de medicina
Ensino
Ensino em saúde.
description Introdução: O conhecimento médico está em constante evolução. A retenção de informações, objetivando a manutenção a longo prazo é essencial, mas muitos não conhecem ou possuem dificuldades na aplicação de técnicas de estudo eficientes. A prática de recuperação ativa pode melhorar o aprendizado, mas os estudantes muitas vezes não a empregam eficazmente. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento e uso de técnicas ativas de estudo por estudantes de medicina em um Centro Universitário no Ceará. Material e métodos: Foi realizado um estudo transversal observacional quantitativo, no período de março a junho de 2023, com alunos dos quatro primeiros anos de um curso de Medicina em um Centro Universitário no estado do Ceará. Além de dados demográficos, havia perguntas relacionadas ao emprego de métodos de estudo ativo e sua percepção de eficiência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Resultados: Foram analisadas 379 respostas. A maioria estava no quinto ao sétimo semestre (53,8%). Cerca de 72% conheciam os métodos ativos de estudo, mas 51,5% não havia recebido orientações sobre o assunto durante a graduação. As técnicas de estudo mais e menos utilizadas foram identificadas, e os alunos possuíam preferência por utilização de técnicas passivas de estudo. Conclusão: Há uma desconexão entre a utilização de técnicas ativas e passivas de estudo. Muitos ainda adotam abordagens menos eficientes (técnicas passivas) e carecem de conhecimento sobre métodos ativos. Conhecer sobre recordação ativa na formação médica poderia permitir maior retenção de conhecimento dos discentes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45200
10.33448/rsd-v13i3.45200
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45200
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i3.45200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45200/36051
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e0513345200
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e0513345200
Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e0513345200
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052638874828800