Educação e Democracia: As evoluções políticas e pedagógicas do Direito (humano) de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Esley
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alcantara, Rhuan Rommell Bezerra de, Ribeiro, Yuri de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43540
Resumo: A discussão acerca de temas como educação e democracia vem sendo cada vez mais comum, no contexto acadêmico, fruto de debates entre pesquisadores das áreas das ciências sociais, filosóficas, políticas, jurídicas, da educação e afins. O objetivo do presente artigo é analisar variáveis ligadas à educação que podem ocasionar uma melhor qualidade na democracia de determinados países. Para tanto, buscou-se uma metodologia pautada em uma abordagem descritiva-quantitativa, manifestada por meio de um estudo observacional transversal em 179 países do mundo. Como variável independente, nos testes estatísticos de correlação, utilizou-se: a liberdade de expressão, acadêmica e cultural; liberdade para pesquisar e ensinar; liberdade de intercâmbio e divulgação acadêmica, índice de liberdade acadêmica; e, liberdade de discussão. Por sua vez, como variável dependente, buscou-se dados relativos ao índice de democracia. Os resultados mostram que os países que possuem os melhores índices educacionais estão também inseridos naqueles mais democráticos.
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spelling Educação e Democracia: As evoluções políticas e pedagógicas do Direito (humano) de aprenderEducation and Democracy: Political and pedagogical evolutions of the (human) Right to learnEducación y Democracia: Evoluciones políticas y pedagógicas del Derecho (humano) a aprenderEducación democráticaDerecho fundamental a la educaciónPoliarquíaLibertad académicaEnseñanza.Educação democráticaDireito fundamental à educaçãoPoliarquiaLiberdade acadêmicaEnsino.Democratic educationFundamental right to educationPolyarchyAcademic freedomTeaching.A discussão acerca de temas como educação e democracia vem sendo cada vez mais comum, no contexto acadêmico, fruto de debates entre pesquisadores das áreas das ciências sociais, filosóficas, políticas, jurídicas, da educação e afins. O objetivo do presente artigo é analisar variáveis ligadas à educação que podem ocasionar uma melhor qualidade na democracia de determinados países. Para tanto, buscou-se uma metodologia pautada em uma abordagem descritiva-quantitativa, manifestada por meio de um estudo observacional transversal em 179 países do mundo. Como variável independente, nos testes estatísticos de correlação, utilizou-se: a liberdade de expressão, acadêmica e cultural; liberdade para pesquisar e ensinar; liberdade de intercâmbio e divulgação acadêmica, índice de liberdade acadêmica; e, liberdade de discussão. Por sua vez, como variável dependente, buscou-se dados relativos ao índice de democracia. Os resultados mostram que os países que possuem os melhores índices educacionais estão também inseridos naqueles mais democráticos.The discussion on topics such as education and democracy has become increasingly common, in the academic context, the result of debates between researchers in the areas of social sciences, philosophical, political, legal, education and the like. The purpose of this article is to analyze variables related to education that can lead to a better quality in the democracy of certain countries. To do so, we sought a methodology based on a descriptive-quantitative approach, manifested through a cross-sectional observational study in 179 countries around the world. As an independent variable, in the statistical correlation tests, we used: freedom of expression, academic and cultural; freedom to research and teach; freedom of academic exchange and dissemination, index of academic freedom; and, freedom of discussion. In turn, as a dependent variable, data related to the democracy index were sought. The results show that the countries that have the best educational indexes are also included in those that are more democratic.Las discusiones sobre temas como educación y democracia se han vuelto cada vez más comunes en el contexto académico, resultado de debates entre investigadores de las áreas de las ciencias sociales, filosóficas, políticas, jurídicas, de la educación y afines. El objetivo de este artículo es analizar variables vinculadas a la educación que pueden conducir a una mejor calidad de la democracia en determinados países. Para ello, buscamos una metodología basada en un enfoque descriptivo-cuantitativo, manifestado a través de un estudio observacional transversal en 179 países alrededor del mundo. Como variable independiente, en las pruebas de correlación estadística se utilizaron: libertad de expresión, académica y cultural; libertad para investigar y enseñar; libertad de intercambio y difusión académica, índice de libertad académica; y libertad de discusión. A su vez, como variable dependiente se buscaron datos relacionados con el índice de democracia. Los resultados muestran que los países que tienen mejores tasas educativas también están incluidos entre los países más democráticos.Research, Society and Development2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4354010.33448/rsd-v12i10.43540Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e131121043540Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e131121043540Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e1311210435402525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43540/35047Copyright (c) 2023 Esley Porto; Rhuan Rommell Bezerra de Alcantara; Yuri de Lima Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPorto, EsleyAlcantara, Rhuan Rommell Bezerra de Ribeiro, Yuri de Lima 2023-10-20T10:57:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43540Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-20T10:57:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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