O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marlene Buregio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592
Resumo: RESUMO O texto trata do brincar e da ludicidade como saberes da profissionalidade docente na educação infantil. É um recorte de uma pesquisa que buscou compreender de que maneira professoras de educação infantil de Jaboatão dos Guararapes se apropriavam do brincar e da ludicidade como saberes de sua profissionalidade docente a partir da formação continuada na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo em quatro instituições com oito participantes. Utilizamos a observação participante e como resultados, emergiram: a escola como lugar do brincar e da ludicidade; as contribuições da formação continuada na apropriação do brincar e da ludicidade e as formas de emergência do brincar e da ludicidade. Ressaltamos que a ideia da homologia de processo formativo, paradoxalmente, não suscitou conflitos necessários às reconstruções de brincar e da ludicidade no âmbito de saberes da Educação infantil. Palavras-chave: brincar e ludicidade – profissionalidade docente. Educação infantil
id UNIFESP-3_041adcbb8575f61c88557dcc455da17e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/592
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMO O texto trata do brincar e da ludicidade como saberes da profissionalidade docente na educação infantil. É um recorte de uma pesquisa que buscou compreender de que maneira professoras de educação infantil de Jaboatão dos Guararapes se apropriavam do brincar e da ludicidade como saberes de sua profissionalidade docente a partir da formação continuada na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo em quatro instituições com oito participantes. Utilizamos a observação participante e como resultados, emergiram: a escola como lugar do brincar e da ludicidade; as contribuições da formação continuada na apropriação do brincar e da ludicidade e as formas de emergência do brincar e da ludicidade. Ressaltamos que a ideia da homologia de processo formativo, paradoxalmente, não suscitou conflitos necessários às reconstruções de brincar e da ludicidade no âmbito de saberes da Educação infantil. Palavras-chave: brincar e ludicidade – profissionalidade docente. Educação infantilUniversidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/59210.34024/olhares.2017.v5.592Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 71-892317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592/241https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592/4311Freitas, Marlene Buregioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/592Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Freitas, Marlene Buregio
title_short O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Freitas, Marlene Buregio
author_facet Freitas, Marlene Buregio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marlene Buregio
description RESUMO O texto trata do brincar e da ludicidade como saberes da profissionalidade docente na educação infantil. É um recorte de uma pesquisa que buscou compreender de que maneira professoras de educação infantil de Jaboatão dos Guararapes se apropriavam do brincar e da ludicidade como saberes de sua profissionalidade docente a partir da formação continuada na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo em quatro instituições com oito participantes. Utilizamos a observação participante e como resultados, emergiram: a escola como lugar do brincar e da ludicidade; as contribuições da formação continuada na apropriação do brincar e da ludicidade e as formas de emergência do brincar e da ludicidade. Ressaltamos que a ideia da homologia de processo formativo, paradoxalmente, não suscitou conflitos necessários às reconstruções de brincar e da ludicidade no âmbito de saberes da Educação infantil. Palavras-chave: brincar e ludicidade – profissionalidade docente. Educação infantil
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592
10.34024/olhares.2017.v5.592
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592/241
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/592/4311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 71-89
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234037547008