AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pesce, Lucila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469
Resumo: O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2007 e 2014 sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em contextos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. A partir de critérios definidos, foram selecionados 14 trabalhos de diversas universidades do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: EJA e uso pedagógico das TDIC. Os estudos apresentam três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar o impacto das tecnologias no campo da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades do uso das TDIC na aprendizagem e na inclusão digital de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da EJA para o uso das tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Inclusão Digital.   
id UNIFESP-3_0917ae6d90c6712fc7a2fed0057deaef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/469
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2007 e 2014 sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em contextos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. A partir de critérios definidos, foram selecionados 14 trabalhos de diversas universidades do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: EJA e uso pedagógico das TDIC. Os estudos apresentam três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar o impacto das tecnologias no campo da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades do uso das TDIC na aprendizagem e na inclusão digital de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da EJA para o uso das tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Inclusão Digital.   Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/46910.34024/olhares.2016.v4.469Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 86-1062317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469/175Joaquim, Bruno dos SantosPesce, Lucilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/469Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
title AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
spellingShingle AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
Joaquim, Bruno dos Santos
title_short AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
title_full AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
title_fullStr AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
title_full_unstemmed AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
title_sort AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
author Joaquim, Bruno dos Santos
author_facet Joaquim, Bruno dos Santos
Pesce, Lucila
author_role author
author2 Pesce, Lucila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Bruno dos Santos
Pesce, Lucila
description O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2007 e 2014 sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em contextos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. A partir de critérios definidos, foram selecionados 14 trabalhos de diversas universidades do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: EJA e uso pedagógico das TDIC. Os estudos apresentam três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar o impacto das tecnologias no campo da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades do uso das TDIC na aprendizagem e na inclusão digital de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da EJA para o uso das tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Inclusão Digital.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469
10.34024/olhares.2016.v4.469
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469/175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 86-106
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234002944000