AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469 |
Resumo: | O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2007 e 2014 sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em contextos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. A partir de critérios definidos, foram selecionados 14 trabalhos de diversas universidades do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: EJA e uso pedagógico das TDIC. Os estudos apresentam três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar o impacto das tecnologias no campo da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades do uso das TDIC na aprendizagem e na inclusão digital de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da EJA para o uso das tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Inclusão Digital. |
id |
UNIFESP-3_0917ae6d90c6712fc7a2fed0057deaef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/469 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014)O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2007 e 2014 sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em contextos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. A partir de critérios definidos, foram selecionados 14 trabalhos de diversas universidades do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: EJA e uso pedagógico das TDIC. Os estudos apresentam três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar o impacto das tecnologias no campo da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades do uso das TDIC na aprendizagem e na inclusão digital de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da EJA para o uso das tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Inclusão Digital. Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/46910.34024/olhares.2016.v4.469Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 86-1062317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469/175Joaquim, Bruno dos SantosPesce, Lucilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/469Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
title |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
spellingShingle |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) Joaquim, Bruno dos Santos |
title_short |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
title_full |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
title_fullStr |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
title_full_unstemmed |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
title_sort |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) |
author |
Joaquim, Bruno dos Santos |
author_facet |
Joaquim, Bruno dos Santos Pesce, Lucila |
author_role |
author |
author2 |
Pesce, Lucila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Bruno dos Santos Pesce, Lucila |
description |
O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2007 e 2014 sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em contextos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. A partir de critérios definidos, foram selecionados 14 trabalhos de diversas universidades do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: EJA e uso pedagógico das TDIC. Os estudos apresentam três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar o impacto das tecnologias no campo da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades do uso das TDIC na aprendizagem e na inclusão digital de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da EJA para o uso das tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Inclusão Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469 10.34024/olhares.2016.v4.469 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2016.v4.469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469/175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 86-106 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234002944000 |