A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola. |
id |
UEMG-2_e143702dc54c4273aa28309f30bb512f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2723 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/272310.24934/eef.v22i36.2723Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 58-742317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723/2052Copyright (c) 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria ClarisseCruz, Karla Nascimento2019-05-06T18:04:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2723Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:04:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
title |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos Vieira, Maria Clarisse Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico. |
title_short |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Vieira, Maria Clarisse |
author_facet |
Vieira, Maria Clarisse Cruz, Karla Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Karla Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Clarisse Cruz, Karla Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico. |
description |
Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723 10.24934/eef.v22i36.2723 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i36.2723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723/2052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74 Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i36 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469383655424 |