A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Clarisse
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Karla Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola.
id UEMG-2_e143702dc54c4273aa28309f30bb512f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2723
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/272310.24934/eef.v22i36.2723Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 58-742317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723/2052Copyright (c) 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria ClarisseCruz, Karla Nascimento2019-05-06T18:04:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2723Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:04:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
title A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
Vieira, Maria Clarisse
Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.
title_short A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
title_full A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
title_sort A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
author Vieira, Maria Clarisse
author_facet Vieira, Maria Clarisse
Cruz, Karla Nascimento
author_role author
author2 Cruz, Karla Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Clarisse
Cruz, Karla Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.
topic Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.
description Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723
10.24934/eef.v22i36.2723
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i36.2723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74
Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 58-74
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i36
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469383655424