INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611 |
Resumo: | Este artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar. |
id |
UNIFESP-3_0b189ec950939fdfe312766844943855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/611 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIALEste artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar. Universidade Federal de São Paulo2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/61110.34024/olhares.2016.v4.611Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 56-762317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611/203Canavieira, Fabiana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:20:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/611Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:20:18Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
spellingShingle |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL Canavieira, Fabiana Oliveira |
title_short |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_full |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_fullStr |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_full_unstemmed |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_sort |
INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
author |
Canavieira, Fabiana Oliveira |
author_facet |
Canavieira, Fabiana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canavieira, Fabiana Oliveira |
description |
Este artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611 10.34024/olhares.2016.v4.611 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2016.v4.611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611/203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 56-76 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234040692736 |