INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavieira, Fabiana Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611
Resumo: Este artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar.  
id UNIFESP-3_0b189ec950939fdfe312766844943855
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/611
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIALEste artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar.  Universidade Federal de São Paulo2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/61110.34024/olhares.2016.v4.611Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 56-762317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611/203Canavieira, Fabiana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:20:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/611Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:20:18Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
title INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
Canavieira, Fabiana Oliveira
title_short INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_full INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_sort INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
author Canavieira, Fabiana Oliveira
author_facet Canavieira, Fabiana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavieira, Fabiana Oliveira
description Este artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611
10.34024/olhares.2016.v4.611
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/611/203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 56-76
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234040692736