O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallon, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Carla Melo da, Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718
Resumo: A pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio.  
id UNIFESP-3_0e38f4332bf047cda1f4fe1952f78699
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/718
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIOA pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio.  Universidade Federal de São Paulo2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/71810.34024/olhares.2018.v6.718Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 164-1802317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718/273Gallon, Mônica da SilvaSilva, Carla Melo daMadruga, Zulma Elizabete de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/718Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:24:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
title O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
spellingShingle O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Gallon, Mônica da Silva
title_short O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
title_full O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
title_fullStr O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
title_sort O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
author Gallon, Mônica da Silva
author_facet Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo da
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
author2 Silva, Carla Melo da
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo da
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
description A pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718
10.34024/olhares.2018.v6.718
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2018.v6.718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718/273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 164-180
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827929833472