O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718 |
Resumo: | A pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio. |
id |
UNIFESP-3_0e38f4332bf047cda1f4fe1952f78699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/718 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIOA pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio. Universidade Federal de São Paulo2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/71810.34024/olhares.2018.v6.718Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 164-1802317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718/273Gallon, Mônica da SilvaSilva, Carla Melo daMadruga, Zulma Elizabete de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/718Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:24:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
title |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO Gallon, Mônica da Silva |
title_short |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
title_full |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
author |
Gallon, Mônica da Silva |
author_facet |
Gallon, Mônica da Silva Silva, Carla Melo da Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carla Melo da Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallon, Mônica da Silva Silva, Carla Melo da Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
description |
A pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718 10.34024/olhares.2018.v6.718 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2018.v6.718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/718/273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 164-180 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234071101440 |