Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliscleia Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Raimundo Laerton de Lima, Cavalcante, Rivadavia Porto, Maldaner, Jair José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435
Resumo: Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada.
id UNIFESP-3_10e713be1d5e075c2dc95eaa126ff1c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9435
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivasEnsino médio integradoFormação humana integralTrabalho Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada. Universidade Federal de São Paulo2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/943510.34024/olhares.2019.v7.9435Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 2 (2019): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 71-812317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435/7183Silva, Eliscleia AlvesLeite, Raimundo Laerton de LimaCavalcante, Rivadavia PortoMaldaner, Jair Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:26:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9435Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:26:56Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
title Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
spellingShingle Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
Silva, Eliscleia Alves
Ensino médio integrado
Formação humana integral
Trabalho
title_short Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
title_full Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
title_fullStr Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
title_sort Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
author Silva, Eliscleia Alves
author_facet Silva, Eliscleia Alves
Leite, Raimundo Laerton de Lima
Cavalcante, Rivadavia Porto
Maldaner, Jair José
author_role author
author2 Leite, Raimundo Laerton de Lima
Cavalcante, Rivadavia Porto
Maldaner, Jair José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliscleia Alves
Leite, Raimundo Laerton de Lima
Cavalcante, Rivadavia Porto
Maldaner, Jair José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
Formação humana integral
Trabalho
topic Ensino médio integrado
Formação humana integral
Trabalho
description Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435
10.34024/olhares.2019.v7.9435
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2019.v7.9435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435/7183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 2 (2019): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 71-81
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1824495729377280000