Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435 |
Resumo: | Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada. |
id |
UNIFESP-3_10e713be1d5e075c2dc95eaa126ff1c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9435 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivasEnsino médio integradoFormação humana integralTrabalho Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada. Universidade Federal de São Paulo2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/943510.34024/olhares.2019.v7.9435Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 2 (2019): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 71-812317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435/7183Silva, Eliscleia AlvesLeite, Raimundo Laerton de LimaCavalcante, Rivadavia PortoMaldaner, Jair Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:26:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9435Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:26:56Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
title |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas Silva, Eliscleia Alves Ensino médio integrado Formação humana integral Trabalho |
title_short |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
title_full |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
title_sort |
Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas |
author |
Silva, Eliscleia Alves |
author_facet |
Silva, Eliscleia Alves Leite, Raimundo Laerton de Lima Cavalcante, Rivadavia Porto Maldaner, Jair José |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Raimundo Laerton de Lima Cavalcante, Rivadavia Porto Maldaner, Jair José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliscleia Alves Leite, Raimundo Laerton de Lima Cavalcante, Rivadavia Porto Maldaner, Jair José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio integrado Formação humana integral Trabalho |
topic |
Ensino médio integrado Formação humana integral Trabalho |
description |
Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435 10.34024/olhares.2019.v7.9435 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2019.v7.9435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9435/7183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 2 (2019): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 71-81 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1824495729377280000 |