SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mateus Henrique do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira, Monteiro, Maria Inês Bacellar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744
Resumo: Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura.  
id UNIFESP-3_17b8170ced21b1b00f3b7ada3b4db2fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/744
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura.  Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/74410.34024/olhares.2017.v5.744Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 108-1302317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744/259Amaral, Mateus Henrique doScaranello, Tânia Valéria de OliveiraMonteiro, Maria Inês Bacellarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/744Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
title SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
spellingShingle SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
Amaral, Mateus Henrique do
title_short SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
title_full SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
title_fullStr SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
title_full_unstemmed SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
title_sort SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
author Amaral, Mateus Henrique do
author_facet Amaral, Mateus Henrique do
Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira
Monteiro, Maria Inês Bacellar
author_role author
author2 Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira
Monteiro, Maria Inês Bacellar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Mateus Henrique do
Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira
Monteiro, Maria Inês Bacellar
description Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744
10.34024/olhares.2017.v5.744
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744/259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 108-130
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234078441472