SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744 |
Resumo: | Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura. |
id |
UNIFESP-3_17b8170ced21b1b00f3b7ada3b4db2fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/744 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura. Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/74410.34024/olhares.2017.v5.744Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 108-1302317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744/259Amaral, Mateus Henrique doScaranello, Tânia Valéria de OliveiraMonteiro, Maria Inês Bacellarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/744Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
title |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
spellingShingle |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) Amaral, Mateus Henrique do |
title_short |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
title_full |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
title_fullStr |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
title_full_unstemmed |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
title_sort |
SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016) |
author |
Amaral, Mateus Henrique do |
author_facet |
Amaral, Mateus Henrique do Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira Monteiro, Maria Inês Bacellar |
author_role |
author |
author2 |
Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira Monteiro, Maria Inês Bacellar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Mateus Henrique do Scaranello, Tânia Valéria de Oliveira Monteiro, Maria Inês Bacellar |
description |
Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744 10.34024/olhares.2017.v5.744 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/744/259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 108-130 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234078441472 |