Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Infantino, Agnese
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8
Resumo: O estágio universitário na formação dos futuros professores de creches pode ser uma ocasião importante para aproximar a formação na prática na creche e aquela de base, a partir da centralidade da dimensão da prática. É no contato com a prática educativa que os estudantes podem desenvolver um pensamento reflexivo e crítico, competência fundamental no trabalho educativo, em particular com a primeira infância. As figuras da professora tutora de creche e do supervisor em sala sustentam o desenvolvimento de processos de aprendizagem e de conhecimento em que os estudantes desempenham um papel ativo, de protagonistas diretos na criação do saber. Em particular, merecem ser investigadas as dinâmicas da formação na prática das quais participam, em uma marcada interação mútua, estagiário e tutor. Esclarecer e conhecer melhor as modalidades desta relação formadora daria uma contribuição ao valor da prática como dimensão constitutiva do saber e da formação em educação. O artigo descreve um percurso de estágio universitário destinado a estudantes que escolheram o âmbito da primeira infância, discutindo os principais nós críticos e pontos fortes do planejamento educacional.
id UNIFESP-3_2c658bb170f5472f446a6d5a26a27ee8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianasO estágio universitário na formação dos futuros professores de creches pode ser uma ocasião importante para aproximar a formação na prática na creche e aquela de base, a partir da centralidade da dimensão da prática. É no contato com a prática educativa que os estudantes podem desenvolver um pensamento reflexivo e crítico, competência fundamental no trabalho educativo, em particular com a primeira infância. As figuras da professora tutora de creche e do supervisor em sala sustentam o desenvolvimento de processos de aprendizagem e de conhecimento em que os estudantes desempenham um papel ativo, de protagonistas diretos na criação do saber. Em particular, merecem ser investigadas as dinâmicas da formação na prática das quais participam, em uma marcada interação mútua, estagiário e tutor. Esclarecer e conhecer melhor as modalidades desta relação formadora daria uma contribuição ao valor da prática como dimensão constitutiva do saber e da formação em educação. O artigo descreve um percurso de estágio universitário destinado a estudantes que escolheram o âmbito da primeira infância, discutindo os principais nós críticos e pontos fortes do planejamento educacional.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.ms-officehttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/810.34024/olhares.2013.v1.8Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 07-392317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8/2https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8/4284Infantino, Agneseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
title Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
spellingShingle Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
Infantino, Agnese
title_short Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
title_full Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
title_fullStr Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
title_full_unstemmed Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
title_sort Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas
author Infantino, Agnese
author_facet Infantino, Agnese
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Infantino, Agnese
description O estágio universitário na formação dos futuros professores de creches pode ser uma ocasião importante para aproximar a formação na prática na creche e aquela de base, a partir da centralidade da dimensão da prática. É no contato com a prática educativa que os estudantes podem desenvolver um pensamento reflexivo e crítico, competência fundamental no trabalho educativo, em particular com a primeira infância. As figuras da professora tutora de creche e do supervisor em sala sustentam o desenvolvimento de processos de aprendizagem e de conhecimento em que os estudantes desempenham um papel ativo, de protagonistas diretos na criação do saber. Em particular, merecem ser investigadas as dinâmicas da formação na prática das quais participam, em uma marcada interação mútua, estagiário e tutor. Esclarecer e conhecer melhor as modalidades desta relação formadora daria uma contribuição ao valor da prática como dimensão constitutiva do saber e da formação em educação. O artigo descreve um percurso de estágio universitário destinado a estudantes que escolheram o âmbito da primeira infância, discutindo os principais nós críticos e pontos fortes do planejamento educacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8
10.34024/olhares.2013.v1.8
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8/2
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/8/4284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-office
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 07-39
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233575124992