Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rinaldi, Renata Portela, Cardoso, Luciana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90
Resumo: O artigo apresenta os resultados de construção e implementação de uma proposta de estágio na formação inicial de futuros professores do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. A proposta tem como objetivo estabelecer parcerias colaborativas entre a universidade e a escola pública (U-EP) visando promover o desenvolvimento profissional dos licenciandos ainda em formação e, também, dos professores experientes e em exercício das escolas parceiras. As narrativas escritas foram tomadas como ferramentas de coleta de dados e a análise empreendida apresenta um caráter descritivo-analítico e busca o entendimento das contribuições e desafios do processo. Nota-se que tem sido possível construir parcerias efetivamente colaborativas entre U-EP, conhecer a cultura escolar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional dos envolvidos por meio da realização de ações práticas e de parceria na sala de aula e na escola, bem como compartilhar experiências que favoreçam a formação no contexto da educação a distância.
id UNIFESP-3_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCARO artigo apresenta os resultados de construção e implementação de uma proposta de estágio na formação inicial de futuros professores do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. A proposta tem como objetivo estabelecer parcerias colaborativas entre a universidade e a escola pública (U-EP) visando promover o desenvolvimento profissional dos licenciandos ainda em formação e, também, dos professores experientes e em exercício das escolas parceiras. As narrativas escritas foram tomadas como ferramentas de coleta de dados e a análise empreendida apresenta um caráter descritivo-analítico e busca o entendimento das contribuições e desafios do processo. Nota-se que tem sido possível construir parcerias efetivamente colaborativas entre U-EP, conhecer a cultura escolar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional dos envolvidos por meio da realização de ações práticas e de parceria na sala de aula e na escola, bem como compartilhar experiências que favoreçam a formação no contexto da educação a distância.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9010.34024/olhares.2013.v1.90Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 349-3772317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90/18https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90/4287Dal-Forno, Josiane PozzattiRinaldi, Renata PortelaCardoso, Luciana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
title Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
spellingShingle Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
Dal-Forno, Josiane Pozzatti
title_short Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
title_full Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
title_fullStr Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
title_full_unstemmed Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
title_sort Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR
author Dal-Forno, Josiane Pozzatti
author_facet Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Rinaldi, Renata Portela
Cardoso, Luciana Cristina
author_role author
author2 Rinaldi, Renata Portela
Cardoso, Luciana Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Rinaldi, Renata Portela
Cardoso, Luciana Cristina
description O artigo apresenta os resultados de construção e implementação de uma proposta de estágio na formação inicial de futuros professores do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. A proposta tem como objetivo estabelecer parcerias colaborativas entre a universidade e a escola pública (U-EP) visando promover o desenvolvimento profissional dos licenciandos ainda em formação e, também, dos professores experientes e em exercício das escolas parceiras. As narrativas escritas foram tomadas como ferramentas de coleta de dados e a análise empreendida apresenta um caráter descritivo-analítico e busca o entendimento das contribuições e desafios do processo. Nota-se que tem sido possível construir parcerias efetivamente colaborativas entre U-EP, conhecer a cultura escolar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional dos envolvidos por meio da realização de ações práticas e de parceria na sala de aula e na escola, bem como compartilhar experiências que favoreçam a formação no contexto da educação a distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90
10.34024/olhares.2013.v1.90
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90/18
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/90/4287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 349-377
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1824495728444047360