FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clímaco, Fernanda Câmpera
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães, Cláudio Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a formação continuada em linguagem digital para professores da Educação Infantil, como um importante espaço para oportunizar posturas reflexivas e participativas dos docentes no contexto escolar e local. A partir dos dados obtidos numa investigação qualitativa de cunho exploratório, por meio de pesquisa de campo realizada com professores em duas Unidades Municipais de Educação Infantil, as UMEI de Belo Horizonte/MG, foi elaborada uma proposta de intervenção para a Formação em Linguagem Digital para Docentes da Infância. A proposta é apresentada como produto final da dissertação de mestrado realizada no Programa de Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Está organizada a partir de oficinas, como estratégia de fortalecimento e construção de novas posturas educativas, na perspectiva de uma pedagogia investigativa e reflexiva, a fim de gerar novas ações e saberes docentes contextualizados com a era digital.  
id UNIFESP-3_3615d0f7e42fdaebfe290e7a54a898e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/540
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTILO presente artigo tem por objetivo discutir a formação continuada em linguagem digital para professores da Educação Infantil, como um importante espaço para oportunizar posturas reflexivas e participativas dos docentes no contexto escolar e local. A partir dos dados obtidos numa investigação qualitativa de cunho exploratório, por meio de pesquisa de campo realizada com professores em duas Unidades Municipais de Educação Infantil, as UMEI de Belo Horizonte/MG, foi elaborada uma proposta de intervenção para a Formação em Linguagem Digital para Docentes da Infância. A proposta é apresentada como produto final da dissertação de mestrado realizada no Programa de Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Está organizada a partir de oficinas, como estratégia de fortalecimento e construção de novas posturas educativas, na perspectiva de uma pedagogia investigativa e reflexiva, a fim de gerar novas ações e saberes docentes contextualizados com a era digital.  Universidade Federal de São Paulo2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/54010.34024/olhares.2016.v4.540Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 07-232317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540/200https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540/4309Clímaco, Fernanda CâmperaMagalhães, Cláudio Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:20:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/540Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:20:18Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Clímaco, Fernanda Câmpera
title_short FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort FORMAÇÃO REFLEXIVA EM LINGUAGEM DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Clímaco, Fernanda Câmpera
author_facet Clímaco, Fernanda Câmpera
Magalhães, Cláudio Márcio
author_role author
author2 Magalhães, Cláudio Márcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clímaco, Fernanda Câmpera
Magalhães, Cláudio Márcio
description O presente artigo tem por objetivo discutir a formação continuada em linguagem digital para professores da Educação Infantil, como um importante espaço para oportunizar posturas reflexivas e participativas dos docentes no contexto escolar e local. A partir dos dados obtidos numa investigação qualitativa de cunho exploratório, por meio de pesquisa de campo realizada com professores em duas Unidades Municipais de Educação Infantil, as UMEI de Belo Horizonte/MG, foi elaborada uma proposta de intervenção para a Formação em Linguagem Digital para Docentes da Infância. A proposta é apresentada como produto final da dissertação de mestrado realizada no Programa de Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Está organizada a partir de oficinas, como estratégia de fortalecimento e construção de novas posturas educativas, na perspectiva de uma pedagogia investigativa e reflexiva, a fim de gerar novas ações e saberes docentes contextualizados com a era digital.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540
10.34024/olhares.2016.v4.540
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540/200
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/540/4309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 07-23
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827884744704