Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgarbi, Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86867
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo oferecer aos professores de Educação Infantil de uma unidade de ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo, um curso de formação continuada em contexto, sobre a linguagem da dança, abrindo-lhes uma oportunidade para refletirem sobre o corpo, o movimento e a Dança no ambiente escolar. E, a partir desse curso, verificar quais foram as construções, os apontamentos realizados por eles e, as possíveis mudanças de concepção a respeito dessa linguagem. Para tanto, esta formação considerou a perspectiva da prática reflexiva e a Dança como arte e suporte da ação criativa, interpretativa e educativa. O levantamento de dados inicial apontou a deficiência do grupo quanto a esses aspectos, tanto na formação inicial quanto na continuada, bem como nos âmbitos da experiência pessoal e social. Os resultados alcançados a partir da metodologia qualitativa alicerçada na pesquisa-ação, evidenciam a reformulação de conceitos e ampliação de conhecimento sobre o tema do curso e o contato das professoras participantes com a Arte e a Dança, além da disposição para a vivência e revisão da prática pedagógica. Desse modo, ficou evidente a necessidade do professor ter oportunidades para compreender a amplitude e abrangência do corpo, do movimento e da Dança na escola a partir da sua postura em relação ao seu próprio corpo...
id UNSP_4a92da618382dea6f105d86535b0459d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86867
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantilFormação continuada de professoresEducação permanenteEducação de criançasDançaContinuing EducationDanceEarly Childhood EducationA presente pesquisa teve como objetivo oferecer aos professores de Educação Infantil de uma unidade de ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo, um curso de formação continuada em contexto, sobre a linguagem da dança, abrindo-lhes uma oportunidade para refletirem sobre o corpo, o movimento e a Dança no ambiente escolar. E, a partir desse curso, verificar quais foram as construções, os apontamentos realizados por eles e, as possíveis mudanças de concepção a respeito dessa linguagem. Para tanto, esta formação considerou a perspectiva da prática reflexiva e a Dança como arte e suporte da ação criativa, interpretativa e educativa. O levantamento de dados inicial apontou a deficiência do grupo quanto a esses aspectos, tanto na formação inicial quanto na continuada, bem como nos âmbitos da experiência pessoal e social. Os resultados alcançados a partir da metodologia qualitativa alicerçada na pesquisa-ação, evidenciam a reformulação de conceitos e ampliação de conhecimento sobre o tema do curso e o contato das professoras participantes com a Arte e a Dança, além da disposição para a vivência e revisão da prática pedagógica. Desse modo, ficou evidente a necessidade do professor ter oportunidades para compreender a amplitude e abrangência do corpo, do movimento e da Dança na escola a partir da sua postura em relação ao seu próprio corpo...The present research had as objective offers to the teachers of Infantile Education of a school in the Municipal City hall of São Paulo, a course of continuous formation in context, on the language of dance, opening them an opportunity to reflect about the body, the movement and the Dance in the school environment. And from that course, to verify which they were the constructions, the notes made by them and the possible conception changes regarding that language. Thus, this formation considered the perspective of reflective practice and the Dance as art and support the creative, interpretative and educational action. The datas-lifting showed the deficiency of the group on these aspects, both in initial and in continuous formation, as well as in areas of personal and social experience. The results from the qualitative methodology based in action research, demonstrate the reformulation of concepts and expansion of knowledge on the subject of the course and contact with the participating teachers of Art and Dance, in addition to the disposition for review of experience and teaching . Thus, it was evident the need of the teacher the opportunity to understand the breadth and scope of the body, of movement and dance in the school from its position in relation to his body. The group, teachers/ students and researcher/teacher, showed and acknowledged that the study and experience the expressive... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Antunes, Rita de Cássia Franco de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sgarbi, Fernanda [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2009-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 f. : il. + CD-ROMapplication/pdfSGARBI, Fernanda. Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil. 2009. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86867000603272sgarbi_f_me_ia.pdf33004013063P43508130169268695Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:36:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T20:37:09.266730Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
title Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
spellingShingle Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
Sgarbi, Fernanda [UNESP]
Formação continuada de professores
Educação permanente
Educação de crianças
Dança
Continuing Education
Dance
Early Childhood Education
title_short Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
title_full Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
title_fullStr Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
title_full_unstemmed Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
title_sort Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil
author Sgarbi, Fernanda [UNESP]
author_facet Sgarbi, Fernanda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
Antunes, Rita de Cássia Franco de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgarbi, Fernanda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Educação permanente
Educação de crianças
Dança
Continuing Education
Dance
Early Childhood Education
topic Formação continuada de professores
Educação permanente
Educação de crianças
Dança
Continuing Education
Dance
Early Childhood Education
description A presente pesquisa teve como objetivo oferecer aos professores de Educação Infantil de uma unidade de ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo, um curso de formação continuada em contexto, sobre a linguagem da dança, abrindo-lhes uma oportunidade para refletirem sobre o corpo, o movimento e a Dança no ambiente escolar. E, a partir desse curso, verificar quais foram as construções, os apontamentos realizados por eles e, as possíveis mudanças de concepção a respeito dessa linguagem. Para tanto, esta formação considerou a perspectiva da prática reflexiva e a Dança como arte e suporte da ação criativa, interpretativa e educativa. O levantamento de dados inicial apontou a deficiência do grupo quanto a esses aspectos, tanto na formação inicial quanto na continuada, bem como nos âmbitos da experiência pessoal e social. Os resultados alcançados a partir da metodologia qualitativa alicerçada na pesquisa-ação, evidenciam a reformulação de conceitos e ampliação de conhecimento sobre o tema do curso e o contato das professoras participantes com a Arte e a Dança, além da disposição para a vivência e revisão da prática pedagógica. Desse modo, ficou evidente a necessidade do professor ter oportunidades para compreender a amplitude e abrangência do corpo, do movimento e da Dança na escola a partir da sua postura em relação ao seu próprio corpo...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-28
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SGARBI, Fernanda. Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil. 2009. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86867
000603272
sgarbi_f_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
identifier_str_mv SGARBI, Fernanda. Entrando na dança: reflexos de um curso de formação continuada para professores de educação infantil. 2009. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
000603272
sgarbi_f_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
url http://hdl.handle.net/11449/86867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 f. : il. + CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045684318830592