EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210 |
Resumo: | O presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial. |
id |
UNIFESP-3_3a44779dfbb1fcafb371cda9cdc076f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃOO presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial.Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/21010.34024/olhares.2014.v2.210Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 253-2692317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/82https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4302https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4303Varani, AdrianaBrito, Ana Paula SouzaMedeiros, Frediana VezzaroSilva, Adriana Aparecida Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
title |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO Varani, Adriana |
title_short |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
title_full |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
title_sort |
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO |
author |
Varani, Adriana |
author_facet |
Varani, Adriana Brito, Ana Paula Souza Medeiros, Frediana Vezzaro Silva, Adriana Aparecida Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Ana Paula Souza Medeiros, Frediana Vezzaro Silva, Adriana Aparecida Alves da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varani, Adriana Brito, Ana Paula Souza Medeiros, Frediana Vezzaro Silva, Adriana Aparecida Alves da |
description |
O presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210 10.34024/olhares.2014.v2.210 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2014.v2.210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/82 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4302 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 253-269 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233669496832 |