EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varani, Adriana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brito, Ana Paula Souza, Medeiros, Frediana Vezzaro, Silva, Adriana Aparecida Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210
Resumo: O presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial.
id UNIFESP-3_3a44779dfbb1fcafb371cda9cdc076f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃOO presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial.Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/21010.34024/olhares.2014.v2.210Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 253-2692317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/82https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4302https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4303Varani, AdrianaBrito, Ana Paula SouzaMedeiros, Frediana VezzaroSilva, Adriana Aparecida Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
title EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
spellingShingle EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
Varani, Adriana
title_short EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
title_full EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
title_fullStr EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
title_sort EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO
author Varani, Adriana
author_facet Varani, Adriana
Brito, Ana Paula Souza
Medeiros, Frediana Vezzaro
Silva, Adriana Aparecida Alves da
author_role author
author2 Brito, Ana Paula Souza
Medeiros, Frediana Vezzaro
Silva, Adriana Aparecida Alves da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varani, Adriana
Brito, Ana Paula Souza
Medeiros, Frediana Vezzaro
Silva, Adriana Aparecida Alves da
description O presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210
10.34024/olhares.2014.v2.210
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/82
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4302
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/210/4303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 253-269
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233669496832