Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Aline Nathalia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Duarte, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105
Resumo: A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem.   Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado.
id UNIFESP-3_4872da64d4936dfde5cc3af6d2dd85d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricularA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem.   Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado. Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10510.34024/olhares.2013.v1.105Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 419-4352317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/21https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/4288Marques, Aline NathaliaDuarte, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
title Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
spellingShingle Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
Marques, Aline Nathalia
title_short Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
title_full Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
title_fullStr Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
title_full_unstemmed Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
title_sort Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
author Marques, Aline Nathalia
author_facet Marques, Aline Nathalia
Duarte, Márcia
author_role author
author2 Duarte, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Aline Nathalia
Duarte, Márcia
description A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem.   Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105
10.34024/olhares.2013.v1.105
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/21
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/4288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 419-435
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165826984017920