Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105 |
Resumo: | A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado. |
id |
UNIFESP-3_4872da64d4936dfde5cc3af6d2dd85d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricularA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado. Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10510.34024/olhares.2013.v1.105Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 419-4352317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/21https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/4288Marques, Aline NathaliaDuarte, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
title |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
spellingShingle |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular Marques, Aline Nathalia |
title_short |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
title_full |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
title_fullStr |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
title_sort |
Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular |
author |
Marques, Aline Nathalia |
author_facet |
Marques, Aline Nathalia Duarte, Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Aline Nathalia Duarte, Márcia |
description |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105 10.34024/olhares.2013.v1.105 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/21 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/105/4288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 419-435 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1788165826984017920 |