A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alessandra Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Godoy, Eliete Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/445
Resumo: Este relato aborda a experiência da produção de narrativas autobiográficas por alunos na Educação de Jovens e Adultos como prática pedagógica adotada por uma rede de ensino. Para favorecer o pertencimento e a valorização da experiência dos alunos no contexto escolar, buscou-se ampliar a (re)significação da relação com a escola e as aprendizagens dos estudantes envolvidos. Descreve-se qualitativamente a organização de dois livros autobiográficos como produto de uma reorganização de práticas pedagógicas para EJA. Os resultados revelaram que a escrita de narrativas autobiográficas pelos estudantes como prática pedagógica contribui para o trabalho com a Língua Portuguesa e a importância da produção dos livros como ação voltada à permanência do jovem e do adulto na escola.  Além disso, corroboraram com a orientação de que a educação-formação é um processo permanente que se realiza a partir das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Narrativas autobiográficas. Prática de ensino. 
id UNIFESP-3_5a76ee50e89df79bcce4e9b76232a988
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/445
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICAEste relato aborda a experiência da produção de narrativas autobiográficas por alunos na Educação de Jovens e Adultos como prática pedagógica adotada por uma rede de ensino. Para favorecer o pertencimento e a valorização da experiência dos alunos no contexto escolar, buscou-se ampliar a (re)significação da relação com a escola e as aprendizagens dos estudantes envolvidos. Descreve-se qualitativamente a organização de dois livros autobiográficos como produto de uma reorganização de práticas pedagógicas para EJA. Os resultados revelaram que a escrita de narrativas autobiográficas pelos estudantes como prática pedagógica contribui para o trabalho com a Língua Portuguesa e a importância da produção dos livros como ação voltada à permanência do jovem e do adulto na escola.  Além disso, corroboraram com a orientação de que a educação-formação é um processo permanente que se realiza a partir das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Narrativas autobiográficas. Prática de ensino. Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/44510.34024/olhares.2016.v4.445Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 351-3702317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/445/185Almeida, Alessandra Rodrigues deGodoy, Eliete Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/445Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
title A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
Almeida, Alessandra Rodrigues de
title_short A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DE EJA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Almeida, Alessandra Rodrigues de
author_facet Almeida, Alessandra Rodrigues de
Godoy, Eliete Aparecida de
author_role author
author2 Godoy, Eliete Aparecida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alessandra Rodrigues de
Godoy, Eliete Aparecida de
description Este relato aborda a experiência da produção de narrativas autobiográficas por alunos na Educação de Jovens e Adultos como prática pedagógica adotada por uma rede de ensino. Para favorecer o pertencimento e a valorização da experiência dos alunos no contexto escolar, buscou-se ampliar a (re)significação da relação com a escola e as aprendizagens dos estudantes envolvidos. Descreve-se qualitativamente a organização de dois livros autobiográficos como produto de uma reorganização de práticas pedagógicas para EJA. Os resultados revelaram que a escrita de narrativas autobiográficas pelos estudantes como prática pedagógica contribui para o trabalho com a Língua Portuguesa e a importância da produção dos livros como ação voltada à permanência do jovem e do adulto na escola.  Além disso, corroboraram com a orientação de que a educação-formação é um processo permanente que se realiza a partir das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Narrativas autobiográficas. Prática de ensino. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/445
10.34024/olhares.2016.v4.445
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/445
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/445/185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 351-370
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233997701120