Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sandra Raquel Bez dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195617
Resumo: Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos.
id UFRGS-2_71e81e4861d58116458762c0b9b59370
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195617
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Sandra Raquel Bez dosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2019-06-07T02:35:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/195617001092269Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos.application/pdfporEducação de jovens e adultosTrajetoria escolarFormação de professoresAutobiografiaTrajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092269.pdf.txt001092269.pdf.txtExtracted Texttext/plain61646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/2/001092269.pdf.txt8008ff643ef6a07976d65f5724bbf2fbMD52ORIGINAL001092269.pdfTexto completoapplication/pdf597490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/1/001092269.pdf677930ff5cd816adfa1f0bec3e5ff208MD5110183/1956172019-06-08 02:34:09.938234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-08T05:34:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
title Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
spellingShingle Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
Reis, Sandra Raquel Bez dos
Educação de jovens e adultos
Trajetoria escolar
Formação de professores
Autobiografia
title_short Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
title_full Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
title_fullStr Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
title_full_unstemmed Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
title_sort Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
author Reis, Sandra Raquel Bez dos
author_facet Reis, Sandra Raquel Bez dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Sandra Raquel Bez dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Trajetoria escolar
Formação de professores
Autobiografia
topic Educação de jovens e adultos
Trajetoria escolar
Formação de professores
Autobiografia
description Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-07T02:35:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195617
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092269
url http://hdl.handle.net/10183/195617
identifier_str_mv 001092269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/2/001092269.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/1/001092269.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8008ff643ef6a07976d65f5724bbf2fb
677930ff5cd816adfa1f0bec3e5ff208
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242971021312