Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195617 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos. |
id |
UFRGS-2_71e81e4861d58116458762c0b9b59370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195617 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Sandra Raquel Bez dosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2019-06-07T02:35:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/195617001092269Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos.application/pdfporEducação de jovens e adultosTrajetoria escolarFormação de professoresAutobiografiaTrajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092269.pdf.txt001092269.pdf.txtExtracted Texttext/plain61646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/2/001092269.pdf.txt8008ff643ef6a07976d65f5724bbf2fbMD52ORIGINAL001092269.pdfTexto completoapplication/pdf597490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/1/001092269.pdf677930ff5cd816adfa1f0bec3e5ff208MD5110183/1956172019-06-08 02:34:09.938234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-08T05:34:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
title |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
spellingShingle |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica Reis, Sandra Raquel Bez dos Educação de jovens e adultos Trajetoria escolar Formação de professores Autobiografia |
title_short |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
title_full |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
title_fullStr |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
title_full_unstemmed |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
title_sort |
Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica |
author |
Reis, Sandra Raquel Bez dos |
author_facet |
Reis, Sandra Raquel Bez dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Sandra Raquel Bez dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Trajetoria escolar Formação de professores Autobiografia |
topic |
Educação de jovens e adultos Trajetoria escolar Formação de professores Autobiografia |
description |
Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-07T02:35:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195617 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092269 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195617 |
identifier_str_mv |
001092269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/2/001092269.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195617/1/001092269.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8008ff643ef6a07976d65f5724bbf2fb 677930ff5cd816adfa1f0bec3e5ff208 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242971021312 |