FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desse trabalho foi pensar uma formação de professores para a diversidade étnico-racial a partir de experiências educativas de professores em instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais. Embora restritas a pouquíssimos formadores de professores, ações significativas estão sendo desenvolvidas na formação inicial e continuada, visando desenvolver no cotidiano das escolas uma qualificação que responda melhor às exigências do nosso tempo, capaz de ressignificar o sentido de ser professor contemporaneamente, em que a diversidade seja respeitada. Propõe-se que os elementos fundamentais das africanidades, que marcam a identidade cultural afro-brasileira sejam integrados nos processos educativos formais, afirmando o negro e o indígena como agentes históricos, étnicos e culturais, com sentido crítico e com visões de suas realidades. Palavras-chave: formação de professores; educação étnico-racial; experiências educativas. |
id |
UNIFESP-3_80887d65d301e717e016d0529a7752b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/368 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIALResumo: O objetivo desse trabalho foi pensar uma formação de professores para a diversidade étnico-racial a partir de experiências educativas de professores em instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais. Embora restritas a pouquíssimos formadores de professores, ações significativas estão sendo desenvolvidas na formação inicial e continuada, visando desenvolver no cotidiano das escolas uma qualificação que responda melhor às exigências do nosso tempo, capaz de ressignificar o sentido de ser professor contemporaneamente, em que a diversidade seja respeitada. Propõe-se que os elementos fundamentais das africanidades, que marcam a identidade cultural afro-brasileira sejam integrados nos processos educativos formais, afirmando o negro e o indígena como agentes históricos, étnicos e culturais, com sentido crítico e com visões de suas realidades. Palavras-chave: formação de professores; educação étnico-racial; experiências educativas.Universidade Federal de São Paulo2015-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/rtfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/36810.34024/olhares.2015.v3.368Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 07-312317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368/120https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368/4306Oliveira, Julvan Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/368Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:16:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL Oliveira, Julvan Moreira |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL |
author |
Oliveira, Julvan Moreira |
author_facet |
Oliveira, Julvan Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Julvan Moreira |
description |
Resumo: O objetivo desse trabalho foi pensar uma formação de professores para a diversidade étnico-racial a partir de experiências educativas de professores em instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais. Embora restritas a pouquíssimos formadores de professores, ações significativas estão sendo desenvolvidas na formação inicial e continuada, visando desenvolver no cotidiano das escolas uma qualificação que responda melhor às exigências do nosso tempo, capaz de ressignificar o sentido de ser professor contemporaneamente, em que a diversidade seja respeitada. Propõe-se que os elementos fundamentais das africanidades, que marcam a identidade cultural afro-brasileira sejam integrados nos processos educativos formais, afirmando o negro e o indígena como agentes históricos, étnicos e culturais, com sentido crítico e com visões de suas realidades. Palavras-chave: formação de professores; educação étnico-racial; experiências educativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368 10.34024/olhares.2015.v3.368 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2015.v3.368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368/120 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/368/4306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/rtf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 07-31 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233972535296 |