O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11325 |
Resumo: | Busca-se, no presente artigo, compartilhar encaminhamentos e resultados de uma investigação que descreve/analisa o estágio obrigatório como possibilidade de pesquisa, a partir da experiência da primeira autora no contexto da licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. A produção dos dados em questão teve como mote reflexões decorrentes de uma intervenção, sob a abordagem qualitativa em educação, no 3º ano do Ensino Fundamental em que a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud foi o referencial teórico-metodológico para o trabalho com a resolução de problemas em uma escola pública estadual. Dada a realidade vivenciada, foi possível concluir que as vivências do estágio desempenham papel fundamental para a formação de professores, uma vez que estas oportunizaram, no caso pesquisado, processos de ressignificação do conhecimento "de" e "sobre" a Educação Matemática, bem como para conhecer a realidade do trabalho na escola e para percursos de identidade profissional de uma futura professora que ensinará Matemática. |
id |
UNIFESP-3_829034876f9e7b6765c64486a0bb2ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11325 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard VergnaudTHE INTERNSHIP AS A RESEARCH POSSIBILITY IN PEDAGOGY UNDERGRADUATAND GÉRARD VERGNAUD'S CONCEPTUAL FIELDS THEORY InternshipTeacher TrainingConceptual Fields TheoryEstágioFormação de ProfessoresTeoria dos Campos ConceituaisBusca-se, no presente artigo, compartilhar encaminhamentos e resultados de uma investigação que descreve/analisa o estágio obrigatório como possibilidade de pesquisa, a partir da experiência da primeira autora no contexto da licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. A produção dos dados em questão teve como mote reflexões decorrentes de uma intervenção, sob a abordagem qualitativa em educação, no 3º ano do Ensino Fundamental em que a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud foi o referencial teórico-metodológico para o trabalho com a resolução de problemas em uma escola pública estadual. Dada a realidade vivenciada, foi possível concluir que as vivências do estágio desempenham papel fundamental para a formação de professores, uma vez que estas oportunizaram, no caso pesquisado, processos de ressignificação do conhecimento "de" e "sobre" a Educação Matemática, bem como para conhecer a realidade do trabalho na escola e para percursos de identidade profissional de uma futura professora que ensinará Matemática.In this article, we seek to share the directions and results of an investigation that describes/analyzes the mandatory internship as a research possibility, from the experience of the first author in the context of the undergraduate degree in Pedagogy, at the Federal University of São Carlos - UFSCar. The production of the data in question was based on reflections arising from an intervention, under the qualitative approach in education, in the third year of elementary school in which the Conceptual Fields Theory of Gérard Vergnaud was the theoretical and methodological reference for the work with problem solving in a state public school. Given the reality experienced, it was possible to conclude that the internship experiences play a fundamental role in teacher education, since they have provided, in the case researched, processes of re-signification of the knowledge "of" and "about" Mathematics Education, as well as to know the reality of the work in the school and for paths of professional identity of a future teacher who will teach Mathematics.Universidade Federal de São Paulo2021-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/1132510.34024/olhares.2021.v9.11325Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 9 n. 2 (2021): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 53-792317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11325/8658Copyright (c) 2021 Jéssica de Godoi Baima, Klinger Teodoro Ciríacohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaima, Jéssica de GodoiCiríaco, Klinger Teodoro2021-11-25T16:00:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11325Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2021-11-25T16:00:44Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud THE INTERNSHIP AS A RESEARCH POSSIBILITY IN PEDAGOGY UNDERGRADUATAND GÉRARD VERGNAUD'S CONCEPTUAL FIELDS THEORY |
title |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud |
spellingShingle |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud Baima, Jéssica de Godoi Internship Teacher Training Conceptual Fields Theory Estágio Formação de Professores Teoria dos Campos Conceituais |
title_short |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud |
title_full |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud |
title_fullStr |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud |
title_full_unstemmed |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud |
title_sort |
O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud |
author |
Baima, Jéssica de Godoi |
author_facet |
Baima, Jéssica de Godoi Ciríaco, Klinger Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baima, Jéssica de Godoi Ciríaco, Klinger Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internship Teacher Training Conceptual Fields Theory Estágio Formação de Professores Teoria dos Campos Conceituais |
topic |
Internship Teacher Training Conceptual Fields Theory Estágio Formação de Professores Teoria dos Campos Conceituais |
description |
Busca-se, no presente artigo, compartilhar encaminhamentos e resultados de uma investigação que descreve/analisa o estágio obrigatório como possibilidade de pesquisa, a partir da experiência da primeira autora no contexto da licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. A produção dos dados em questão teve como mote reflexões decorrentes de uma intervenção, sob a abordagem qualitativa em educação, no 3º ano do Ensino Fundamental em que a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud foi o referencial teórico-metodológico para o trabalho com a resolução de problemas em uma escola pública estadual. Dada a realidade vivenciada, foi possível concluir que as vivências do estágio desempenham papel fundamental para a formação de professores, uma vez que estas oportunizaram, no caso pesquisado, processos de ressignificação do conhecimento "de" e "sobre" a Educação Matemática, bem como para conhecer a realidade do trabalho na escola e para percursos de identidade profissional de uma futura professora que ensinará Matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11325 10.34024/olhares.2021.v9.11325 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11325 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2021.v9.11325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11325/8658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jéssica de Godoi Baima, Klinger Teodoro Ciríaco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jéssica de Godoi Baima, Klinger Teodoro Ciríaco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 9 n. 2 (2021): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 53-79 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234564980736 |