ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Michele Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Montalvão Neto, Alberto Lopo, Figueiredo, Daiana de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756
Resumo: Neste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura  
id UNIFESP-3_88f55a43779753e4dee356d55dee799d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIANeste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura  Universidade Federal de São Paulo2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/75610.34024/olhares.2018.v6.756Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 87-972317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756/268Vieira, Michele OliveiraMontalvão Neto, Alberto LopoFigueiredo, Daiana de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:24:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
title ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Vieira, Michele Oliveira
title_short ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Vieira, Michele Oliveira
author_facet Vieira, Michele Oliveira
Montalvão Neto, Alberto Lopo
Figueiredo, Daiana de Carvalho
author_role author
author2 Montalvão Neto, Alberto Lopo
Figueiredo, Daiana de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Michele Oliveira
Montalvão Neto, Alberto Lopo
Figueiredo, Daiana de Carvalho
description Neste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756
10.34024/olhares.2018.v6.756
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2018.v6.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756/268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 87-97
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234409791488