ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura |
id |
UNIFESP-3_88f55a43779753e4dee356d55dee799d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIANeste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura Universidade Federal de São Paulo2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/75610.34024/olhares.2018.v6.756Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 87-972317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756/268Vieira, Michele OliveiraMontalvão Neto, Alberto LopoFigueiredo, Daiana de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:24:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA Vieira, Michele Oliveira |
title_short |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Vieira, Michele Oliveira |
author_facet |
Vieira, Michele Oliveira Montalvão Neto, Alberto Lopo Figueiredo, Daiana de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Montalvão Neto, Alberto Lopo Figueiredo, Daiana de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Michele Oliveira Montalvão Neto, Alberto Lopo Figueiredo, Daiana de Carvalho |
description |
Neste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756 10.34024/olhares.2018.v6.756 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2018.v6.756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/756/268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 87-97 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234409791488 |