CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritzen, Maristela Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guse, Aline Fernanda, Moreira, Eriberto Manoel, Gesser, Andressa Regiane, Theiss, Larissa Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219
Resumo: Propomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares.
id UNIFESP-3_a25a048c695b717491c3d1a00427a80c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/219
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBIDPropomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/21910.34024/olhares.2014.v2.219Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 352-3742317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219/89Fritzen, Maristela PereiraGuse, Aline FernandaMoreira, Eriberto ManoelGesser, Andressa RegianeTheiss, Larissa Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/219Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
title CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
spellingShingle CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
Fritzen, Maristela Pereira
title_short CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
title_full CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
title_fullStr CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
title_full_unstemmed CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
title_sort CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
author Fritzen, Maristela Pereira
author_facet Fritzen, Maristela Pereira
Guse, Aline Fernanda
Moreira, Eriberto Manoel
Gesser, Andressa Regiane
Theiss, Larissa Patricia
author_role author
author2 Guse, Aline Fernanda
Moreira, Eriberto Manoel
Gesser, Andressa Regiane
Theiss, Larissa Patricia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritzen, Maristela Pereira
Guse, Aline Fernanda
Moreira, Eriberto Manoel
Gesser, Andressa Regiane
Theiss, Larissa Patricia
description Propomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219
10.34024/olhares.2014.v2.219
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219/89
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 352-374
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827434905600