CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219 |
Resumo: | Propomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares. |
id |
UNIFESP-3_a25a048c695b717491c3d1a00427a80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/219 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBIDPropomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/21910.34024/olhares.2014.v2.219Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 352-3742317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219/89Fritzen, Maristela PereiraGuse, Aline FernandaMoreira, Eriberto ManoelGesser, Andressa RegianeTheiss, Larissa Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/219Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
title |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
spellingShingle |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID Fritzen, Maristela Pereira |
title_short |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
title_full |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
title_fullStr |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
title_full_unstemmed |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
title_sort |
CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID |
author |
Fritzen, Maristela Pereira |
author_facet |
Fritzen, Maristela Pereira Guse, Aline Fernanda Moreira, Eriberto Manoel Gesser, Andressa Regiane Theiss, Larissa Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Guse, Aline Fernanda Moreira, Eriberto Manoel Gesser, Andressa Regiane Theiss, Larissa Patricia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritzen, Maristela Pereira Guse, Aline Fernanda Moreira, Eriberto Manoel Gesser, Andressa Regiane Theiss, Larissa Patricia |
description |
Propomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219 10.34024/olhares.2014.v2.219 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2014.v2.219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/219/89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 352-374 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1788165827434905600 |