FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anoel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/259
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar se a formação continuada realizada por um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista interfere nas percepções que possuem sobre a política educacional que, no ano de 1998, organizou o ensino em ciclos com progressão continuada. O referencial teórico para análise dos dados é à teoria critica da sociedade. Busca-se responder a seguinte questão: de que maneira a formação continuada interfere nas percepções de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista sobre a organização do ensino em ciclos com progressão continuada? Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. Os dados apontaram que a formação continuada das professoras é realizada, em sua maior parte, pelo próprio lócus de trabalho em que estão inseridas.  Tais dados, ao serem cotejados com o referencial adotado, sublinham que a formação no âmbito do trabalho é pseudoformação por ser uma formação voltada para atender  às demandas do sistema.
id UNIFESP-3_a91c40e7f32042ec66222233a4c9af14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADAO presente estudo tem por objetivo verificar se a formação continuada realizada por um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista interfere nas percepções que possuem sobre a política educacional que, no ano de 1998, organizou o ensino em ciclos com progressão continuada. O referencial teórico para análise dos dados é à teoria critica da sociedade. Busca-se responder a seguinte questão: de que maneira a formação continuada interfere nas percepções de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista sobre a organização do ensino em ciclos com progressão continuada? Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. Os dados apontaram que a formação continuada das professoras é realizada, em sua maior parte, pelo próprio lócus de trabalho em que estão inseridas.  Tais dados, ao serem cotejados com o referencial adotado, sublinham que a formação no âmbito do trabalho é pseudoformação por ser uma formação voltada para atender  às demandas do sistema.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/25910.34024/olhares.2014.v2.259Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 86-1102317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/259/106Fernandes, Anoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
title FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
Fernandes, Anoel
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA
author Fernandes, Anoel
author_facet Fernandes, Anoel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anoel
description O presente estudo tem por objetivo verificar se a formação continuada realizada por um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista interfere nas percepções que possuem sobre a política educacional que, no ano de 1998, organizou o ensino em ciclos com progressão continuada. O referencial teórico para análise dos dados é à teoria critica da sociedade. Busca-se responder a seguinte questão: de que maneira a formação continuada interfere nas percepções de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista sobre a organização do ensino em ciclos com progressão continuada? Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. Os dados apontaram que a formação continuada das professoras é realizada, em sua maior parte, pelo próprio lócus de trabalho em que estão inseridas.  Tais dados, ao serem cotejados com o referencial adotado, sublinham que a formação no âmbito do trabalho é pseudoformação por ser uma formação voltada para atender  às demandas do sistema.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/259
10.34024/olhares.2014.v2.259
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/259
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/259/106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 86-110
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233689419776