A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anoel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30286
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30286
Resumo: Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar como os conceitos de ciclos e progressão continuada são expostos nos textos oficiais e incorporados no plano do pensamento de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. A tendência identificada foi de as professoras conceberem os conceitos de ciclos e progressão continuada como sinônimos tal como definido pela SEE/SP. Os dados sugerem haver relação entre o conhecimento/diferenciação dos conceitos e um posicionamento mais crítico ante a política educacional que organizou o ensino em ciclos com progressão continuada, assim como, a adesão ao disposto oficialmente pode estar associada à não diferenciação conceitual
id UFU-4_dc7a83adc513b95eb127d2a80b0bd607
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30286
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
spelling A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGASResumo: O presente artigo tem como objetivo verificar como os conceitos de ciclos e progressão continuada são expostos nos textos oficiais e incorporados no plano do pensamento de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. A tendência identificada foi de as professoras conceberem os conceitos de ciclos e progressão continuada como sinônimos tal como definido pela SEE/SP. Os dados sugerem haver relação entre o conhecimento/diferenciação dos conceitos e um posicionamento mais crítico ante a política educacional que organizou o ensino em ciclos com progressão continuada, assim como, a adesão ao disposto oficialmente pode estar associada à não diferenciação conceitualUniversidade Federal de Uberlândia2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/3028610.14393/REPOD-v3n2a2014-30286Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 2 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30286/16541Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Anoel2022-12-06T19:20:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30286Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:20:34Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
title A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
spellingShingle A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
Fernandes, Anoel
Fernandes, Anoel
title_short A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
title_full A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
title_fullStr A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
title_full_unstemmed A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
title_sort A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS
author Fernandes, Anoel
author_facet Fernandes, Anoel
Fernandes, Anoel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anoel
description Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar como os conceitos de ciclos e progressão continuada são expostos nos textos oficiais e incorporados no plano do pensamento de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. A tendência identificada foi de as professoras conceberem os conceitos de ciclos e progressão continuada como sinônimos tal como definido pela SEE/SP. Os dados sugerem haver relação entre o conhecimento/diferenciação dos conceitos e um posicionamento mais crítico ante a política educacional que organizou o ensino em ciclos com progressão continuada, assim como, a adesão ao disposto oficialmente pode estar associada à não diferenciação conceitual
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30286
10.14393/REPOD-v3n2a2014-30286
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30286
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30286/16541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 2 (2014)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1822179213748207616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30286