APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Emília Maria da Trindade
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Catão, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/444
Resumo: RESUMO: Neste estudo, dialoga-se com a Psicologia e a Educação, discute-se sobre exclusão/inclusão social e aprendizagem em contextos do vivido. Tomam-se como norte estudos anteriores realizados pelas autoras, referenciados pela alfabetização e escolarização continuadas de jovens e adultos e processos de exclusão/inclusão social. A dúvida que orienta o desenvolvimento do texto é se a alfabetização pode ser concebida como um benefício social e individual capaz de transformar realidades excludentes e promoção da inclusão. O texto está organizado com depoimentos de alunos da Educação de Jovens e Adultos, obtidos por meio de entrevistas, grupos focais e rodas de conversa, realizados em diferentes contextos escolares. Conclui-se que a aprendizagem alfabetizadora de jovens e adultos configura-se como possibilidade do indivíduo concretizar os seus desejos e as suas necessidades cotidianas, transformando-se em um ser social e humano mais digno, feliz e incluído socialmente.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão/Inclusão social
id UNIFESP-3_bd34555490e9807b58cfddc27aec0203
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/444
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃORESUMO: Neste estudo, dialoga-se com a Psicologia e a Educação, discute-se sobre exclusão/inclusão social e aprendizagem em contextos do vivido. Tomam-se como norte estudos anteriores realizados pelas autoras, referenciados pela alfabetização e escolarização continuadas de jovens e adultos e processos de exclusão/inclusão social. A dúvida que orienta o desenvolvimento do texto é se a alfabetização pode ser concebida como um benefício social e individual capaz de transformar realidades excludentes e promoção da inclusão. O texto está organizado com depoimentos de alunos da Educação de Jovens e Adultos, obtidos por meio de entrevistas, grupos focais e rodas de conversa, realizados em diferentes contextos escolares. Conclui-se que a aprendizagem alfabetizadora de jovens e adultos configura-se como possibilidade do indivíduo concretizar os seus desejos e as suas necessidades cotidianas, transformando-se em um ser social e humano mais digno, feliz e incluído socialmente.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão/Inclusão socialUniversidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/44410.34024/olhares.2016.v4.444Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 142-1602317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/444/178Prestes, Emília Maria da TrindadeCatão, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/444Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
title APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
spellingShingle APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
Prestes, Emília Maria da Trindade
title_short APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
title_full APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
title_fullStr APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
title_sort APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
author Prestes, Emília Maria da Trindade
author_facet Prestes, Emília Maria da Trindade
Catão, Maria de Fátima
author_role author
author2 Catão, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Emília Maria da Trindade
Catão, Maria de Fátima
description RESUMO: Neste estudo, dialoga-se com a Psicologia e a Educação, discute-se sobre exclusão/inclusão social e aprendizagem em contextos do vivido. Tomam-se como norte estudos anteriores realizados pelas autoras, referenciados pela alfabetização e escolarização continuadas de jovens e adultos e processos de exclusão/inclusão social. A dúvida que orienta o desenvolvimento do texto é se a alfabetização pode ser concebida como um benefício social e individual capaz de transformar realidades excludentes e promoção da inclusão. O texto está organizado com depoimentos de alunos da Educação de Jovens e Adultos, obtidos por meio de entrevistas, grupos focais e rodas de conversa, realizados em diferentes contextos escolares. Conclui-se que a aprendizagem alfabetizadora de jovens e adultos configura-se como possibilidade do indivíduo concretizar os seus desejos e as suas necessidades cotidianas, transformando-se em um ser social e humano mais digno, feliz e incluído socialmente.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão/Inclusão social
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/444
10.34024/olhares.2016.v4.444
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/444
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/444/178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 142-160
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233996652544