A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sílvia Letícia Matievicz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/233
Resumo: Neste artigo, examino a materialidade discursiva da interação entre professores universitários e professores da educação básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE/PR) - política pública estadual de formação continuada ofertada anualmente a cerca de 2000 professores efetivos da rede pública de ensino. Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento, de caráter qualitativo-interpretativista, a qual tem como foco a reflexão sobre o papel desempenhado pela universidade na formação continuada de professores de língua portuguesa para o seu local de trabalho. A análise, orientada pelo dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004), procura desvendar alguns contornos dessa interação. Os resultados evidenciam, no seio de um mesmo programa,  diálogos distintos entre universidade e escola: um que favorece a manutenção da distância entre as duas esferas e outro que propicia a construção de conhecimentos específicos para o exercício da docência, com base no conhecimento acadêmico.
id UNIFESP-3_bffd7976970ca8819e7e15ef9406d30b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/233
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADANeste artigo, examino a materialidade discursiva da interação entre professores universitários e professores da educação básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE/PR) - política pública estadual de formação continuada ofertada anualmente a cerca de 2000 professores efetivos da rede pública de ensino. Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento, de caráter qualitativo-interpretativista, a qual tem como foco a reflexão sobre o papel desempenhado pela universidade na formação continuada de professores de língua portuguesa para o seu local de trabalho. A análise, orientada pelo dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004), procura desvendar alguns contornos dessa interação. Os resultados evidenciam, no seio de um mesmo programa,  diálogos distintos entre universidade e escola: um que favorece a manutenção da distância entre as duas esferas e outro que propicia a construção de conhecimentos específicos para o exercício da docência, com base no conhecimento acadêmico.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/23310.34024/olhares.2014.v2.233Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 111-1342317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/233/95Pereira, Sílvia Letícia Matieviczinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/233Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Pereira, Sílvia Letícia Matievicz
title_short A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_sort A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
author Pereira, Sílvia Letícia Matievicz
author_facet Pereira, Sílvia Letícia Matievicz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sílvia Letícia Matievicz
description Neste artigo, examino a materialidade discursiva da interação entre professores universitários e professores da educação básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE/PR) - política pública estadual de formação continuada ofertada anualmente a cerca de 2000 professores efetivos da rede pública de ensino. Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento, de caráter qualitativo-interpretativista, a qual tem como foco a reflexão sobre o papel desempenhado pela universidade na formação continuada de professores de língua portuguesa para o seu local de trabalho. A análise, orientada pelo dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004), procura desvendar alguns contornos dessa interação. Os resultados evidenciam, no seio de um mesmo programa,  diálogos distintos entre universidade e escola: um que favorece a manutenção da distância entre as duas esferas e outro que propicia a construção de conhecimentos específicos para o exercício da docência, com base no conhecimento acadêmico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/233
10.34024/olhares.2014.v2.233
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/233
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/233/95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 111-134
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233675788288