Escola como arena de luta e resistência : um olhar discursivo para a escola e seus sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Mariana Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178863
Resumo: Este trabalho propõe um olhar para a Escola da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, analisando o processo de discursivização da ideologia na Escola em relação ao complexo dos Aparelhos Ideológicos de Estado, levando em conta sua função de reprodução das relações de produção – de acordo com os conceitos de Althusser e Pêcheux. Para tal, examinaremos o processo de assujeitamento, em que a Ideologia interpela os indivíduos em sujeitos e produz a evidência do sujeito enquanto origem dos seus dizeres e do sentido óbvio, sempre-já-dado; passando pelas relações de hierarquia e pelo funcionamento autoritário do discurso pedagógico. Partindo do fato de que o discurso da Escola se realiza predominantemente no eixo parafrástico e visa à reprodução da ideologia dominante, fundamentamos nosso recorte na premissa pecheuxtiana de que não existe dominação sem resistência, havendo sempre a possibilidade de um deslizamento dos sentidos, de um tornar-se-outro. Por fim, à luz desses e outros conceitos, analisamos duas oficinas feitas com alunos do fim do Ensino Fundamental e do fim do Ensino Médio, percebendo exemplos de identificação, contra-identificação e desidentificação.
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