CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Glaé Corrêa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/270
Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar o estudo, a partir de narrativas de professores, de investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Mantoan, Carvalho, Gauthier, Tardif e Marques. No intuito de sinalizar os achados dessa pesquisa, o trabalho apresenta as possibilidades e os caminhos encontrados sob a forma de quatro sínteses temáticas, que ensaiam uma resposta para a questão central: a concepção das professoras pesquisadas; a formação e a experiência como espaço significativo para a construção dos saberes necessários; a vivência/experiência como possível caminho para a Educação Inclusiva; a quarta e última síntese nos remete a uma nova perspectiva dessa investigação, a escola como espaço de formação e transformação.
id UNIFESP-3_c9e264ff879d940e101e1c02f6be8efc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/270
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORESO artigo tem como objetivo apresentar o estudo, a partir de narrativas de professores, de investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Mantoan, Carvalho, Gauthier, Tardif e Marques. No intuito de sinalizar os achados dessa pesquisa, o trabalho apresenta as possibilidades e os caminhos encontrados sob a forma de quatro sínteses temáticas, que ensaiam uma resposta para a questão central: a concepção das professoras pesquisadas; a formação e a experiência como espaço significativo para a construção dos saberes necessários; a vivência/experiência como possível caminho para a Educação Inclusiva; a quarta e última síntese nos remete a uma nova perspectiva dessa investigação, a escola como espaço de formação e transformação.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/27010.34024/olhares.2014.v2.270Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 255-2762317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/270/109Machado, Glaé Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/270Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
title CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
spellingShingle CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
Machado, Glaé Corrêa
title_short CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
title_full CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
title_fullStr CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
title_full_unstemmed CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
title_sort CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
author Machado, Glaé Corrêa
author_facet Machado, Glaé Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Glaé Corrêa
description O artigo tem como objetivo apresentar o estudo, a partir de narrativas de professores, de investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Mantoan, Carvalho, Gauthier, Tardif e Marques. No intuito de sinalizar os achados dessa pesquisa, o trabalho apresenta as possibilidades e os caminhos encontrados sob a forma de quatro sínteses temáticas, que ensaiam uma resposta para a questão central: a concepção das professoras pesquisadas; a formação e a experiência como espaço significativo para a construção dos saberes necessários; a vivência/experiência como possível caminho para a Educação Inclusiva; a quarta e última síntese nos remete a uma nova perspectiva dessa investigação, a escola como espaço de formação e transformação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/270
10.34024/olhares.2014.v2.270
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/270
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/270/109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 255-276
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827455877120