Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e Sarmento |
id |
USIN_5d239697d99bd3e12835c9b56021332b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1966 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:04:56Z2015-03-04T20:04:56Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e SarmentoThis study aimed at investigating inclusive education practices, from what teachers of the city of Montenegro/RS said, trying to comprehend the knowledge needed, built there. The main question was: Which are and how can the knowledge needed for the practice of the teachers be built for the inclusion of students with special educational needs? For participating in the study, I selected five teachers from the municipal system of education, that work with basic education in the levels of kindergarten, elementary school, education for teenagers and adults and in the laboratory service of learning and that, during their careers, included in their practices, students with special educational needs. It was chosen a qualitative approach and the research was supported on Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) and Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) and Sarmento (1994). From the analysis, itNenhumaMachado, Glaé Corrêahttp://lattes.cnpq.br/3820659742723325http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesCaminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RSCiências Humanasformação de professoressaberes dos professoreseducação inclusivateachers’ formationteachers’ knowledgeinclusive educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMachadoGlaeCorreaEducacao.pdfMachadoGlaeCorreaEducacao.pdfapplication/pdf444652http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1966/1/MachadoGlaeCorreaEducacao.pdffa49462f92cd3ba9b495090fd035ba0aMD51UNISINOS/19662015-03-09 17:10:28.592oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:10:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
title |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
spellingShingle |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS Machado, Glaé Corrêa Ciências Humanas formação de professores saberes dos professores educação inclusiva teachers’ formation teachers’ knowledge inclusive education |
title_short |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
title_full |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
title_fullStr |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
title_full_unstemmed |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
title_sort |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS |
author |
Machado, Glaé Corrêa |
author_facet |
Machado, Glaé Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3820659742723325 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Glaé Corrêa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas formação de professores saberes dos professores educação inclusiva teachers’ formation teachers’ knowledge inclusive education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores saberes dos professores educação inclusiva |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teachers’ formation teachers’ knowledge inclusive education |
description |
O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e Sarmento |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1966/1/MachadoGlaeCorreaEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa49462f92cd3ba9b495090fd035ba0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823679389938745344 |