Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Glaé Corrêa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966
Resumo: O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e Sarmento
id USIN_5d239697d99bd3e12835c9b56021332b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1966
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:04:56Z2015-03-04T20:04:56Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e SarmentoThis study aimed at investigating inclusive education practices, from what teachers of the city of Montenegro/RS said, trying to comprehend the knowledge needed, built there. The main question was: Which are and how can the knowledge needed for the practice of the teachers be built for the inclusion of students with special educational needs? For participating in the study, I selected five teachers from the municipal system of education, that work with basic education in the levels of kindergarten, elementary school, education for teenagers and adults and in the laboratory service of learning and that, during their careers, included in their practices, students with special educational needs. It was chosen a qualitative approach and the research was supported on Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) and Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) and Sarmento (1994). From the analysis, itNenhumaMachado, Glaé Corrêahttp://lattes.cnpq.br/3820659742723325http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesCaminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RSCiências Humanasformação de professoressaberes dos professoreseducação inclusivateachers’ formationteachers’ knowledgeinclusive educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMachadoGlaeCorreaEducacao.pdfMachadoGlaeCorreaEducacao.pdfapplication/pdf444652http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1966/1/MachadoGlaeCorreaEducacao.pdffa49462f92cd3ba9b495090fd035ba0aMD51UNISINOS/19662015-03-09 17:10:28.592oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:10:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
title Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
spellingShingle Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
Machado, Glaé Corrêa
Ciências Humanas
formação de professores
saberes dos professores
educação inclusiva
teachers’ formation
teachers’ knowledge
inclusive education
title_short Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
title_full Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
title_fullStr Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
title_full_unstemmed Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
title_sort Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS
author Machado, Glaé Corrêa
author_facet Machado, Glaé Corrêa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3820659742723325
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Glaé Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação de professores
saberes dos professores
educação inclusiva
teachers’ formation
teachers’ knowledge
inclusive education
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
saberes dos professores
educação inclusiva
dc.subject.eng.fl_str_mv teachers’ formation
teachers’ knowledge
inclusive education
description O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e Sarmento
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1966/1/MachadoGlaeCorreaEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa49462f92cd3ba9b495090fd035ba0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823679389938745344