Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARBOLEYA, ARILDA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/854
Resumo: Um ligeiro olhar para as universidades públicas brasileiras revela que, a despeito da maioria da população nacional ser negra, este ainda é um espaço branco. Tal fato, proveniente de nossa histórica engenharia social, coloca em pauta as barreiras estruturais e simbólicas que se interpõem na trajetória educacional dos negros, anotando suas oportunidades de acesso à educação de qualidade, as condições de ascensão nela geradas e as representações sociais que a envolvem. Nesse sentido, tomando a educação como um expoente das tensões raciais e de seus desdobramentos em termos de escalonamento social, propõe-se analisar aqui, em interconexão com a teoria social acerca da relação educação-raça-mobilidade, as trajetórias de docentes negros do ensino superior público brasileiro, buscando refletir acerca das estratégias mobilizadas por estes atores no curso dessa ascensão social e intelectual e dos significados que elaboram para o mérito alcançado. Emprega-se, neste esforço, estratégias metodológicas de história oral.
id UNIFESP-3_cb7571b1a5eda807306f3d9e87b401b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/854
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiroUm ligeiro olhar para as universidades públicas brasileiras revela que, a despeito da maioria da população nacional ser negra, este ainda é um espaço branco. Tal fato, proveniente de nossa histórica engenharia social, coloca em pauta as barreiras estruturais e simbólicas que se interpõem na trajetória educacional dos negros, anotando suas oportunidades de acesso à educação de qualidade, as condições de ascensão nela geradas e as representações sociais que a envolvem. Nesse sentido, tomando a educação como um expoente das tensões raciais e de seus desdobramentos em termos de escalonamento social, propõe-se analisar aqui, em interconexão com a teoria social acerca da relação educação-raça-mobilidade, as trajetórias de docentes negros do ensino superior público brasileiro, buscando refletir acerca das estratégias mobilizadas por estes atores no curso dessa ascensão social e intelectual e dos significados que elaboram para o mérito alcançado. Emprega-se, neste esforço, estratégias metodológicas de história oral.Universidade Federal de São Paulo2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/85410.34024/olhares.2019.v7.854Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 95-1132317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/854/6932ARBOLEYA, ARILDAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:26:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/854Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:26:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
title Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
spellingShingle Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
ARBOLEYA, ARILDA
title_short Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
title_full Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
title_fullStr Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
title_sort Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro
author ARBOLEYA, ARILDA
author_facet ARBOLEYA, ARILDA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARBOLEYA, ARILDA
description Um ligeiro olhar para as universidades públicas brasileiras revela que, a despeito da maioria da população nacional ser negra, este ainda é um espaço branco. Tal fato, proveniente de nossa histórica engenharia social, coloca em pauta as barreiras estruturais e simbólicas que se interpõem na trajetória educacional dos negros, anotando suas oportunidades de acesso à educação de qualidade, as condições de ascensão nela geradas e as representações sociais que a envolvem. Nesse sentido, tomando a educação como um expoente das tensões raciais e de seus desdobramentos em termos de escalonamento social, propõe-se analisar aqui, em interconexão com a teoria social acerca da relação educação-raça-mobilidade, as trajetórias de docentes negros do ensino superior público brasileiro, buscando refletir acerca das estratégias mobilizadas por estes atores no curso dessa ascensão social e intelectual e dos significados que elaboram para o mérito alcançado. Emprega-se, neste esforço, estratégias metodológicas de história oral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/854
10.34024/olhares.2019.v7.854
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/854
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2019.v7.854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/854/6932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 95-113
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234440200192