Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt Silva, Luana Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Weinstein, Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/842
Resumo: A lei 10.639/2003 é considerada marco social do Brasil, ao passo que potencializa o espaço educacional como agente transformador da prática e mentalidade racistas. Porém, após 15 anos de sua implantação no país, percebe-se que a prática não tem sido como no discurso e muitas instituições ainda não desenvolvem ações educacionais com vistas a essa temática. Este estudo de caso foi realizado numa escola no campo, no estado da Bahia com setenta e seis alunos do Ensino Médio e seis professores no intuito de compreender quais as vivências e concepções destes sobre o racismo no ambiente escolar e seu combate através da efetivação da lei 10.639/2003. Através dos resultados afirma-se a existência do racismo no ambiente escolar e consciência deste problema, tanto por alunos quanto por professores. Ainda, há afirmativa da importância da temática racial na educação, porém não se percebe a efetivação do trabalho voltado a esse fim.
id UNIFESP-3_cb8a504ac8415d92158bd49067aff452
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/842
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo CampoA lei 10.639/2003 é considerada marco social do Brasil, ao passo que potencializa o espaço educacional como agente transformador da prática e mentalidade racistas. Porém, após 15 anos de sua implantação no país, percebe-se que a prática não tem sido como no discurso e muitas instituições ainda não desenvolvem ações educacionais com vistas a essa temática. Este estudo de caso foi realizado numa escola no campo, no estado da Bahia com setenta e seis alunos do Ensino Médio e seis professores no intuito de compreender quais as vivências e concepções destes sobre o racismo no ambiente escolar e seu combate através da efetivação da lei 10.639/2003. Através dos resultados afirma-se a existência do racismo no ambiente escolar e consciência deste problema, tanto por alunos quanto por professores. Ainda, há afirmativa da importância da temática racial na educação, porém não se percebe a efetivação do trabalho voltado a esse fim.Universidade Federal de São Paulo2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/84210.34024/olhares.2019.v7.842Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 18-352317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/842/6918Bittencourt Silva, Luana LimaWeinstein, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:26:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/842Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:26:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
title Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
spellingShingle Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
Bittencourt Silva, Luana Lima
title_short Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
title_full Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
title_fullStr Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
title_full_unstemmed Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
title_sort Olhares de educadores e alunos sobre racismo e a educação das relações étnico-raciais no ensino médio em Belo Campo
author Bittencourt Silva, Luana Lima
author_facet Bittencourt Silva, Luana Lima
Weinstein, Mary
author_role author
author2 Weinstein, Mary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt Silva, Luana Lima
Weinstein, Mary
description A lei 10.639/2003 é considerada marco social do Brasil, ao passo que potencializa o espaço educacional como agente transformador da prática e mentalidade racistas. Porém, após 15 anos de sua implantação no país, percebe-se que a prática não tem sido como no discurso e muitas instituições ainda não desenvolvem ações educacionais com vistas a essa temática. Este estudo de caso foi realizado numa escola no campo, no estado da Bahia com setenta e seis alunos do Ensino Médio e seis professores no intuito de compreender quais as vivências e concepções destes sobre o racismo no ambiente escolar e seu combate através da efetivação da lei 10.639/2003. Através dos resultados afirma-se a existência do racismo no ambiente escolar e consciência deste problema, tanto por alunos quanto por professores. Ainda, há afirmativa da importância da temática racial na educação, porém não se percebe a efetivação do trabalho voltado a esse fim.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/842
10.34024/olhares.2019.v7.842
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/842
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2019.v7.842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/842/6918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 18-35
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165828016865280