Educação das relações étnico­-raciais na prática docente do ensino médio de uma escola no território campesino de Passira­-PE : um olhar para o enfrentamento do racismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Gilvania Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45778
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a Educação das Relações Étnico­-Raciais com um olhar para o Enfrentamento do Racismo nas Práticas Docentes no Ensino Médio em uma Escola no Território Campesino de Passira-­PE. Vincula­-se à Linha de Pesquisa Educação e Diversidade no Programa de Pós-­Graduação em Educação Contemporânea, Curso de Mestrado do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Tecemos o percurso teórico-metodológico de desenvolvimento da pesquisa em diálogo com a Abordagem Teórica dos Estudos Pós­-Coloniais, (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO 2005; GROSFOGUEL 2007; WALSH 2008), possibilitando-­nos uma discussão sobre os sujeitos que foram/são subalternizados. Tivemos como Objetivo Geral: compreender como os(as) professores(as) do ensino médio de uma escola localizada no território campesino de Passira-­PE identificam e lidam com o racismo. Como Objetivos Específicos: 1o) Identificar as práticas de enfrentamento do racismo desenvolvidas pelos(as) professores(as); 2o) Identificar as concepções de racismo dos(as) professores(as); 3o) Elencar os desafios dos(as) professores(as) nas práticas de enfrentamento do racismo. Para os procedimentos de coleta dos dados usamos o questionário (MARCONI; LAKATOS, 1999) e a entrevista semiestruturada (BARDIN, 2011). Na realização da análise dos dados utilizamos como procedimento a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e (VALA, 1990). As análises evidenciam que a Educação das Relações Étnico­-Raciais com o olhar para o Enfrentamento do Racismo nas práticas docentes se traduz de modo que os(as) professores(as) diante das situações de racismo, promovem ações que caminham na fronteira de uma educação antirracista por meio do diálogo e interação com os(as) alunos(as). A análise também nos revela práticas de uma educação antirracista que se consolida na tensão entre a Colonialidade/Decolonialidade, onde frisamos que a herança colonial ainda perpassa o currículo escolar e silencia conteúdos sobre sujeitos e culturas outras, predominando-­se o eurocentrismo.
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Vincula­-se à Linha de Pesquisa Educação e Diversidade no Programa de Pós-­Graduação em Educação Contemporânea, Curso de Mestrado do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Tecemos o percurso teórico-metodológico de desenvolvimento da pesquisa em diálogo com a Abordagem Teórica dos Estudos Pós­-Coloniais, (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO 2005; GROSFOGUEL 2007; WALSH 2008), possibilitando-­nos uma discussão sobre os sujeitos que foram/são subalternizados. Tivemos como Objetivo Geral: compreender como os(as) professores(as) do ensino médio de uma escola localizada no território campesino de Passira-­PE identificam e lidam com o racismo. Como Objetivos Específicos: 1o) Identificar as práticas de enfrentamento do racismo desenvolvidas pelos(as) professores(as); 2o) Identificar as concepções de racismo dos(as) professores(as); 3o) Elencar os desafios dos(as) professores(as) nas práticas de enfrentamento do racismo. Para os procedimentos de coleta dos dados usamos o questionário (MARCONI; LAKATOS, 1999) e a entrevista semiestruturada (BARDIN, 2011). Na realização da análise dos dados utilizamos como procedimento a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e (VALA, 1990). As análises evidenciam que a Educação das Relações Étnico­-Raciais com o olhar para o Enfrentamento do Racismo nas práticas docentes se traduz de modo que os(as) professores(as) diante das situações de racismo, promovem ações que caminham na fronteira de uma educação antirracista por meio do diálogo e interação com os(as) alunos(as). A análise também nos revela práticas de uma educação antirracista que se consolida na tensão entre a Colonialidade/Decolonialidade, onde frisamos que a herança colonial ainda perpassa o currículo escolar e silencia conteúdos sobre sujeitos e culturas outras, predominando-­se o eurocentrismo.CAPESThis research deals with the Education of Ethnic­Racial Relations with a view to Confronting Racism in Teaching Practices in High School in a School in the Campesino Territory of Passira-­PE. It is linked to the Education and Diversity Research Line in the Post­Graduate Program in Contemporary Education, Master's Course at the Academic Campus of Agreste, Federal University of Pernambuco. We weave the theoretical­methodological path of research development in dialogue with the Theoretical Approach of Post­Colonial Studies, (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO 2005; GROSFOGUEL 2007; WALSH 2008), enabling us to discuss the subjects who were/ they are subordinate. Our General Objective was to understand how high school teachers at a school located in the countryside of Passira­-PE identify and deal with racism. As Specific Objectives: 1st) To identify the practices of confronting racism developed by the teachers; 2nd) Identify the teachers' conceptions of racism; 3rd) List the challenges of teachers in the practices of confronting racism. For data collection procedures we used the questionnaire (MARCONI; LAKATOS, 1999) and the semi­structured interview (BARDIN, 2011). In carrying out the data analysis, we used the technique of Content Analysis (BARDIN, 2011) and (VALA, 1990) as a procedure. The analyzes show that the Education of Ethnic­Racial Relations, with a view to Confronting Racism in teaching practices, translates into a way that teachers, when faced with situations of racism, promote actions that walk on the frontier of an education anti­racist through dialogue and interaction with students. The analysis also reveals practices of an anti­racist education that is consolidated in the tension between Coloniality/Decoloniality, where we emphasize that the colonial heritage still permeates the school curriculum and silences contents about other subjects and cultures, with a predominance of Eurocentrism.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRelações étnicasRelações raciaisPrática de ensinoRacismo na educaçãoEducação do campoEducação das relações étnico­-raciais na prática docente do ensino médio de uma escola no território campesino de Passira­-PE : um olhar para o enfrentamento do racismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Gilvania Gomes de Moura.pdfDISSERTAÇÃO Gilvania Gomes de Moura.pdfapplication/pdf2860330https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45778/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gilvania%20Gomes%20de%20Moura.pdf657fee987fd81434d9664463c5241ff3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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