TRAJETÓRIAS E PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA (JOVENS E) ADULTOS NO BRASIL E ALGUMAS INTERFACES COM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/440 |
Resumo: | O artigo resulta de Pós-doutoramento na Universidade do Minho/Portugal, financiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Visamos analisar as trajetórias e percursos das políticas públicas para jovens e adultos no Brasil, estabelecendo algumas interfaces com a educação de adultos em Portugal. Adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, notas de aula e de eventos acadêmico-científicos dos quais participamos nos respectivos países, bem como a análise documental, como os marcos regulatórios da Educação de (Jovens e) Adultos do Brasil e Portugal. Vimos que, em ambos os países, as organizações educativas se submeteram à forte regulação estatal, com o objetivo de gerir problemas relacionados às questões sociais, traduzindo-se, assim, a ideia de parceria com o Estado: em Portugal, podemos destacar a educação de segunda oportunidade e a formação profissional; no Brasil, vários programas têm essas características, como o PRONATEC. |
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TRAJETÓRIAS E PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA (JOVENS E) ADULTOS NO BRASIL E ALGUMAS INTERFACES COM PORTUGALO artigo resulta de Pós-doutoramento na Universidade do Minho/Portugal, financiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Visamos analisar as trajetórias e percursos das políticas públicas para jovens e adultos no Brasil, estabelecendo algumas interfaces com a educação de adultos em Portugal. Adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, notas de aula e de eventos acadêmico-científicos dos quais participamos nos respectivos países, bem como a análise documental, como os marcos regulatórios da Educação de (Jovens e) Adultos do Brasil e Portugal. Vimos que, em ambos os países, as organizações educativas se submeteram à forte regulação estatal, com o objetivo de gerir problemas relacionados às questões sociais, traduzindo-se, assim, a ideia de parceria com o Estado: em Portugal, podemos destacar a educação de segunda oportunidade e a formação profissional; no Brasil, vários programas têm essas características, como o PRONATEC.Universidade Federal de São Paulo2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/44010.34024/olhares.2016.v4.440Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 2 (2016): Dossiê Temático "Educação Infantil: desafios atuais para a construção de Pedagogia(s) da Infância"; 124-1442317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/440/220Azevedo, Márcio Adriano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:20:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/440Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:20:18Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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