TRAJETÓRIAS E PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA (JOVENS E) ADULTOS NO BRASIL E ALGUMAS INTERFACES COM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Márcio Adriano de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/440
Resumo: O artigo resulta de Pós-doutoramento na Universidade do Minho/Portugal, financiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Visamos analisar as trajetórias e percursos das políticas públicas para jovens e adultos no Brasil, estabelecendo algumas interfaces com a educação de adultos em Portugal. Adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, notas de aula e de eventos acadêmico-científicos dos quais participamos nos respectivos países, bem como a análise documental, como os marcos regulatórios da Educação de (Jovens e) Adultos do Brasil e Portugal. Vimos que, em ambos os países, as organizações educativas se submeteram à forte regulação estatal, com o objetivo de gerir problemas relacionados às questões sociais, traduzindo-se, assim, a ideia de parceria com o Estado: em Portugal, podemos destacar a educação de segunda oportunidade e a formação profissional; no Brasil, vários programas têm essas características, como o PRONATEC.
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