A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969 |
Resumo: | Este artigo busca analisar a importância da atuação do educador nos percursos de formação de leitores jovens e adultos, de uma escola pública brasileira. Para isso, recorremos à Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010), e delimitamos como objeto de estudo as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas evidenciam que as experiências leitoras vividas na infância, na adolescência e na atualidade dos jovens e adultos foram marcadas pela presença de mediadores de leitura, especialmente pela atuação do educador. |
id |
URI-2_07b883bec4824f70807f85685b8916fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1969 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOSLetras; Língua PortuguesaAtuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos.Formação do leitor, Educação de Jovens e AdultosEste artigo busca analisar a importância da atuação do educador nos percursos de formação de leitores jovens e adultos, de uma escola pública brasileira. Para isso, recorremos à Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010), e delimitamos como objeto de estudo as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas evidenciam que as experiências leitoras vividas na infância, na adolescência e na atualidade dos jovens e adultos foram marcadas pela presença de mediadores de leitura, especialmente pela atuação do educador.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCapes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAguiar, Ivonete de Souza SusmickatAndrade Neta, Nair Floresta2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesMétodo qualitativo - Metodologia das Histórias de Vidaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-189Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-1891984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969/2046info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1969Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
title |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat Letras; Língua Portuguesa Atuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos. Formação do leitor, Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
title_full |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS |
author |
Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat |
author_facet |
Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat Andrade Neta, Nair Floresta |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Neta, Nair Floresta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat Andrade Neta, Nair Floresta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Língua Portuguesa Atuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos. Formação do leitor, Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Letras; Língua Portuguesa Atuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos. Formação do leitor, Educação de Jovens e Adultos |
description |
Este artigo busca analisar a importância da atuação do educador nos percursos de formação de leitores jovens e adultos, de uma escola pública brasileira. Para isso, recorremos à Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010), e delimitamos como objeto de estudo as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas evidenciam que as experiências leitoras vividas na infância, na adolescência e na atualidade dos jovens e adultos foram marcadas pela presença de mediadores de leitura, especialmente pela atuação do educador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Método qualitativo - Metodologia das Histórias de Vida |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969/2046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-189 Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-189 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565189595136 |