A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade Neta, Nair Floresta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969
Resumo: Este artigo busca analisar a importância da atuação do educador nos percursos de formação de leitores jovens e adultos, de uma escola pública brasileira. Para isso, recorremos à Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010), e delimitamos como objeto de estudo as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas evidenciam que as experiências leitoras vividas na infância, na adolescência e na atualidade dos jovens e adultos foram marcadas pela presença de mediadores de leitura, especialmente pela atuação do educador.
id URI-2_07b883bec4824f70807f85685b8916fa
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1969
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOSLetras; Língua PortuguesaAtuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos.Formação do leitor, Educação de Jovens e AdultosEste artigo busca analisar a importância da atuação do educador nos percursos de formação de leitores jovens e adultos, de uma escola pública brasileira. Para isso, recorremos à Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010), e delimitamos como objeto de estudo as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas evidenciam que as experiências leitoras vividas na infância, na adolescência e na atualidade dos jovens e adultos foram marcadas pela presença de mediadores de leitura, especialmente pela atuação do educador.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCapes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAguiar, Ivonete de Souza SusmickatAndrade Neta, Nair Floresta2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesMétodo qualitativo - Metodologia das Histórias de Vidaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-189Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-1891984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969/2046info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1969Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
title A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
spellingShingle A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat
Letras; Língua Portuguesa
Atuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos.
Formação do leitor, Educação de Jovens e Adultos
title_short A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
title_full A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
title_fullStr A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
title_sort A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS E ADULTOS
author Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat
author_facet Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat
Andrade Neta, Nair Floresta
author_role author
author2 Andrade Neta, Nair Floresta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ivonete de Souza Susmickat
Andrade Neta, Nair Floresta
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Língua Portuguesa
Atuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos.
Formação do leitor, Educação de Jovens e Adultos
topic Letras; Língua Portuguesa
Atuação do professor; Formação do leitor; Jovens e adultos.
Formação do leitor, Educação de Jovens e Adultos
description Este artigo busca analisar a importância da atuação do educador nos percursos de formação de leitores jovens e adultos, de uma escola pública brasileira. Para isso, recorremos à Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010), e delimitamos como objeto de estudo as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas evidenciam que as experiências leitoras vividas na infância, na adolescência e na atualidade dos jovens e adultos foram marcadas pela presença de mediadores de leitura, especialmente pela atuação do educador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Método qualitativo - Metodologia das Histórias de Vida
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1969/2046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-189
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 175-189
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565189595136