LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araujo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441
Resumo: Este estudo discute a entrada de surdos na universidade e a produção acadêmico-científica decorrente dela com o objetivo de evidenciar a necessidade de se pensar em cursos de português que contemplem uma proposta de Letramento Acadêmico para surdos usuários de português como segunda língua que sejam estudantes de pós-graduação stricto sensu. Inicialmente, o estudo considera a produção acadêmica de sujeitos surdos como representante de um modelo de racionalidade científica emergente e, em seguida, elenca suas características. Posteriormente, a partir da proposição de eixos de ensino norteadores, a saber, o eixo das facetas acadêmicas e ativistas; o eixo do gerenciamento de vozes; o eixo normativo-metodológico e o eixo da estrutura da Língua Portuguesa, apresentam-se os pilares de sustentação de uma proposta de ensino que considere a Língua Portuguesa escrita como o pilar emancipatório na formação de pesquisadores surdos. PALAVRAS-CHAVE: surdos; língua portuguesa; letramento acadêmico.   
id UNIFESP-3_e859ca8e27f7e2848044609d1ad82e34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/441
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEASEste estudo discute a entrada de surdos na universidade e a produção acadêmico-científica decorrente dela com o objetivo de evidenciar a necessidade de se pensar em cursos de português que contemplem uma proposta de Letramento Acadêmico para surdos usuários de português como segunda língua que sejam estudantes de pós-graduação stricto sensu. Inicialmente, o estudo considera a produção acadêmica de sujeitos surdos como representante de um modelo de racionalidade científica emergente e, em seguida, elenca suas características. Posteriormente, a partir da proposição de eixos de ensino norteadores, a saber, o eixo das facetas acadêmicas e ativistas; o eixo do gerenciamento de vozes; o eixo normativo-metodológico e o eixo da estrutura da Língua Portuguesa, apresentam-se os pilares de sustentação de uma proposta de ensino que considere a Língua Portuguesa escrita como o pilar emancipatório na formação de pesquisadores surdos. PALAVRAS-CHAVE: surdos; língua portuguesa; letramento acadêmico.   Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/44110.34024/olhares.2016.v4.441Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 269-2862317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441/182https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441/4308Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/441Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
title LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
spellingShingle LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araujo
title_short LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
title_full LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
title_fullStr LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
title_full_unstemmed LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
title_sort LETRAMENTO ACADÊMICO PARA SURDOS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
author Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araujo
author_facet Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araujo
description Este estudo discute a entrada de surdos na universidade e a produção acadêmico-científica decorrente dela com o objetivo de evidenciar a necessidade de se pensar em cursos de português que contemplem uma proposta de Letramento Acadêmico para surdos usuários de português como segunda língua que sejam estudantes de pós-graduação stricto sensu. Inicialmente, o estudo considera a produção acadêmica de sujeitos surdos como representante de um modelo de racionalidade científica emergente e, em seguida, elenca suas características. Posteriormente, a partir da proposição de eixos de ensino norteadores, a saber, o eixo das facetas acadêmicas e ativistas; o eixo do gerenciamento de vozes; o eixo normativo-metodológico e o eixo da estrutura da Língua Portuguesa, apresentam-se os pilares de sustentação de uma proposta de ensino que considere a Língua Portuguesa escrita como o pilar emancipatório na formação de pesquisadores surdos. PALAVRAS-CHAVE: surdos; língua portuguesa; letramento acadêmico.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441
10.34024/olhares.2016.v4.441
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441/182
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/441/4308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 269-286
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233995603968