AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164 |
Resumo: | A partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção? |
id |
UNIFESP-3_e8eb4dace27df89ded26326e8ca39bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/164 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULAA partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção?Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16410.34024/olhares.2014.v2.164Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 441-4592317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164/65Yamaguti, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/164Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
title |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA Yamaguti, Vanessa |
title_short |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
title_full |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
title_sort |
AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA |
author |
Yamaguti, Vanessa |
author_facet |
Yamaguti, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamaguti, Vanessa |
description |
A partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção? |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164 10.34024/olhares.2014.v2.164 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2014.v2.164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 441-459 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233645379584 |