AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamaguti, Vanessa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164
Resumo: A partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção?
id UNIFESP-3_e8eb4dace27df89ded26326e8ca39bea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/164
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULAA partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção?Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16410.34024/olhares.2014.v2.164Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 441-4592317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164/65Yamaguti, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/164Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
title AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
spellingShingle AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
Yamaguti, Vanessa
title_short AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
title_full AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
title_fullStr AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
title_sort AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA
author Yamaguti, Vanessa
author_facet Yamaguti, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamaguti, Vanessa
description A partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção?
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164
10.34024/olhares.2014.v2.164
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/164/65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 441-459
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233645379584