A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Barros de Souza Hall, Silvia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9426
Resumo: This study addressed the perceptions that the students of two classes of the Letras - Inglês from UFOPA held about the relationship between language and culture in the English language class and in their training as future teachers.  More specifically, the reflections (re)constructed and shared in the Anglophone Cultures discipline. The activities of this discipline were planned following the intercultural approach, which according to Corbett (2003), treats all cultural values as open to debate and individuals open to the critical examination and negotiation. The results of this study showed that when working with this relationship between language and culture, in light of the post-colonial theory and intercultural pedagogy, empowerment discourses, agency of speakers, possibilities of resistance and locally situated cultural identities were identified in the participants discourses.
id UNIFESP-3_f36220bfb76b983045b440f10c323d39
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9426
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglêsInterculturalidade, Cultura e Lingua Inglesa, Formação crítica de professoresThis study addressed the perceptions that the students of two classes of the Letras - Inglês from UFOPA held about the relationship between language and culture in the English language class and in their training as future teachers.  More specifically, the reflections (re)constructed and shared in the Anglophone Cultures discipline. The activities of this discipline were planned following the intercultural approach, which according to Corbett (2003), treats all cultural values as open to debate and individuals open to the critical examination and negotiation. The results of this study showed that when working with this relationship between language and culture, in light of the post-colonial theory and intercultural pedagogy, empowerment discourses, agency of speakers, possibilities of resistance and locally situated cultural identities were identified in the participants discourses.Este trabalho buscou verificar as percepções que os alunos de duas turmas de Letras- Inglês da UFOPA tinham acerca da relação entre língua e cultura na sala de aula de língua inglesa e em sua formação de futuros professores, mais especificamente, as reflexões (re)construídas e partilhadas na disciplina de Culturas Anglófonas. As atividades dessa disciplina foram planejadas seguindo um viés intercultural, que, de acordo com Corbett (2003), trata todos os valores culturais como abertos ao debate e sujeitos a examinação crítica e negociação. Os resultados do estudo mostraram que, ao se trabalhar a relação cultura e língua à luz da teoria pós-colonial e da pedagogia intercultural, discursos de empoderamento, agência de falantes, possibilidades de resistência e identidades culturais localmente situadas foram identificados nas falas dos participantesUniversidade Federal de São Paulo2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/942610.34024/olhares.2020.v8.9426Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 1 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 66-802317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9426/7715Copyright (c) 2020 Silvia Cristina Barros de Souza Hallinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Barros de Souza Hall, Silvia 2020-08-09T19:28:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9426Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:28:34Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
title A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
spellingShingle A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
Cristina Barros de Souza Hall, Silvia
Interculturalidade, Cultura e Lingua Inglesa, Formação crítica de professores
title_short A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
title_full A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
title_fullStr A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
title_full_unstemmed A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
title_sort A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês
author Cristina Barros de Souza Hall, Silvia
author_facet Cristina Barros de Souza Hall, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Barros de Souza Hall, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade, Cultura e Lingua Inglesa, Formação crítica de professores
topic Interculturalidade, Cultura e Lingua Inglesa, Formação crítica de professores
description This study addressed the perceptions that the students of two classes of the Letras - Inglês from UFOPA held about the relationship between language and culture in the English language class and in their training as future teachers.  More specifically, the reflections (re)constructed and shared in the Anglophone Cultures discipline. The activities of this discipline were planned following the intercultural approach, which according to Corbett (2003), treats all cultural values as open to debate and individuals open to the critical examination and negotiation. The results of this study showed that when working with this relationship between language and culture, in light of the post-colonial theory and intercultural pedagogy, empowerment discourses, agency of speakers, possibilities of resistance and locally situated cultural identities were identified in the participants discourses.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9426
10.34024/olhares.2020.v8.9426
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9426
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2020.v8.9426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9426/7715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Silvia Cristina Barros de Souza Hall
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Silvia Cristina Barros de Souza Hall
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 1 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 66-80
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234453831680