REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DE CANOAS/RS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/175 |
Resumo: | Discute-se uma experiência de formação continuada de professores no contexto do projeto de pesquisa “Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores na Rede Municipal de Ensino de Canoas: a pesquisa-ação colaborativa como elemento de qualificação das práticas educativas” do Observatório da Educação CAPES/INEP do Centro Universitário La Salle, em parceria com a Prefeitura de Canoas/RS. Tal discussão admite, ao menos, duas contradições políticas. A primeira decorre de partidos, candidatos e eleitores concordarem sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, contudo, essa unanimidade não redunda em projetos sistemáticos e permanentes desta formação. A segunda deriva de outro consenso político: o alto valor cívico atribuído à educação inversamente proporcional ao valor das rubricas orçamentárias. Essas contradições justificam a suspeita de que política e pedagogia só se encontram no texto dos projetos político-pedagógicos das escolas. |
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REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DE CANOAS/RSDiscute-se uma experiência de formação continuada de professores no contexto do projeto de pesquisa “Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores na Rede Municipal de Ensino de Canoas: a pesquisa-ação colaborativa como elemento de qualificação das práticas educativas” do Observatório da Educação CAPES/INEP do Centro Universitário La Salle, em parceria com a Prefeitura de Canoas/RS. Tal discussão admite, ao menos, duas contradições políticas. A primeira decorre de partidos, candidatos e eleitores concordarem sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, contudo, essa unanimidade não redunda em projetos sistemáticos e permanentes desta formação. A segunda deriva de outro consenso político: o alto valor cívico atribuído à educação inversamente proporcional ao valor das rubricas orçamentárias. Essas contradições justificam a suspeita de que política e pedagogia só se encontram no texto dos projetos político-pedagógicos das escolas.Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/17510.34024/olhares.2014.v2.175Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 270-3012317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/175/70Pauly, Evaldo LuisRomi, Cardoso LeffaSarmento, Dirléia Fanfainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/175Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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