Reflexões sobre a formação continuada de professores
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13938 |
Resumo: | Introdução: O Departamento de Odontologia, do município de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil desenvolve, desde 1991, formações continuadas de educação em saúde para professores do ensino fundamental anos iniciais, a fim de aumentar a literacia para a saúde (LS) dos educadore. A LS é vista como “consequencia do acesso da pessoa a informação de saúde. Esta informação pode ser apropriada pelo indivíduo com o desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, influenciando a avaliação que pode efectuar das acções a tomar”. (Saboga – Nunes, 2014). Métodos: O presente estudo visa descrever o trabalho desenvolvido na formação continuada de professores sob a perspectiva da literacia para a saúde e do processo de educação em saúde, nos projetos realizados com os estudantes. Resultados: A socialização dos projetos nas formações criou um espaço de ação-reflexão-ação, pela abordagem do conceito ampliado de saúde, de promoção da saúde e da literacia para a saúde. Por meio desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, ou seja apropriação do conhecimento, gestão deste, amplia-se as possibilidades para um trabalho de educação em saúde e permite aos educadores e profissionais da saúde, elaborar sequências de atividades que promovam a saúde. Conclusões: Considera-se que os professores são os agentes de literacia e os articuladores entre os interesses dos alunos e da comunidade com flexibilidade para agir de acordo com as situações-problema no contexto de suas escolas. |
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Reflexões sobre a formação continuada de professoresReflexiones sobre la formación continua de los profesoresReflexões sobre a formação continuada de professoresLife and Healthcare SciencesIntrodução: O Departamento de Odontologia, do município de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil desenvolve, desde 1991, formações continuadas de educação em saúde para professores do ensino fundamental anos iniciais, a fim de aumentar a literacia para a saúde (LS) dos educadore. A LS é vista como “consequencia do acesso da pessoa a informação de saúde. Esta informação pode ser apropriada pelo indivíduo com o desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, influenciando a avaliação que pode efectuar das acções a tomar”. (Saboga – Nunes, 2014). Métodos: O presente estudo visa descrever o trabalho desenvolvido na formação continuada de professores sob a perspectiva da literacia para a saúde e do processo de educação em saúde, nos projetos realizados com os estudantes. Resultados: A socialização dos projetos nas formações criou um espaço de ação-reflexão-ação, pela abordagem do conceito ampliado de saúde, de promoção da saúde e da literacia para a saúde. Por meio desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, ou seja apropriação do conhecimento, gestão deste, amplia-se as possibilidades para um trabalho de educação em saúde e permite aos educadores e profissionais da saúde, elaborar sequências de atividades que promovam a saúde. Conclusões: Considera-se que os professores são os agentes de literacia e os articuladores entre os interesses dos alunos e da comunidade com flexibilidade para agir de acordo com as situações-problema no contexto de suas escolas.Introduction: The Department of Dentistry, the city of Rio do Sul, Santa Catarina, Brazil develops since 1991, continuing education of health education for school teachers critical early years in order to increase health literacy (LS) of educadore. The LS is seen as “a result of the person’s access to health information. This information may be appropriate for the individual to develop their comprehension skills, influencing the evaluation that can perform the actions to take. “ (Saboga - Nunes, 2014). Methods: This study aims to describe the work in the continuing education of teachers from the perspective of health literacy and health education process, the projects carried out with the students. Results: Socialization of projects in formations created an area of action-reflection-action by the broader concept of health approach, health promotion and health literacy. Through developing their understanding capabilities, ie appropriation of knowledge, management of the possibilities for health education work and enables educators and health professionals continues to expand, develop sequences of activities that promote health. Conclusions: It considers that teachers are the literacy agents and articulators between the interests of students and flexibility with the community to act on the problem situations in the context of their schools.Introducción: El Departamento de Odontología de la ciudad de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil desarrolla desde el año 1991, la formación continua de la educación sanitaria para los maestros de los primeros años con el fin de aumentar la literacia para salud (LS) de educadore. La LS es vista como “consecuencia del acceso de la persona a la información sanitaria. Esta información puede ser apropiado para el individuo para desarrollar sus habilidades de comprensión, influyen en la evaluación que se pueden llevar a cabo las acciones a tomar “. (Saboga - Nunes, 2014). Métodos: Este estudio tiene como objetivo describir el trabajo en la formación continua de los profesores desde la perspectiva de la literacia para salud y el proceso de educación para la salud, los proyectos llevados a cabo con los estudiantes. Resultados: La socialización de los proyectos en las formaciones creó un área de acción-reflexión-acción por parte del concepto más amplio de enfoque de la salud, promoción de la salud y la literacia para salud. Mediante el desarrollo de sus capacidades de comprensión, es decir, la apropiación del conocimiento, expandiéndose las posibilidades de trabajo de educación para la salud y permite a los educadores y los profesionales de la salud continúa, desarrollar secuencias de actividades que promueven la salud. Conclusiones: Se considera que los profesores son los agentes de literacia y articuladores entre los intereses de los estudiantes y de la comunidad con flexibilidad para actuar en las situaciones problemáticas en el contexto de sus escuelas.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13938por1647-662X0873-3015Sebold, RoselitaCardoso, DarcléFarinell, MartaCarcerer, DanielaRausch, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:22.039321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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