Cocriação de Consumidores do Brasil e Estados Unidos a partir da Análise do Comportamento de duas Sociedades com Traços Culturais de Alto e Baixo Contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muratore, Nicole Speguem
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lazzari, Fernanda, Matte, Juliana, Welchen, Vandoir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10061
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar o comportamento dos consumidores de dois países (Brasil e EUA) com traços culturais distintos e inseridos em um cenário de cocriação. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de questões de perfil e de consumo, engajamento, antecipação da satisfação e intenção de compra, no contexto de customização de um tênis. Foram escolhidos EUA e Brasil como países com perfis culturais de baixo contexto e alto contexto, respectivamente. Foram obtidos 405 casos válidos distribuídos entre os dois países (147 brasileiros e 258 norte-americanos), separados em quatro subgrupos diferentes: brasileiros com experiência prévia de cocriação (34), sem experiência prévia de cocriação (113), norte-americanos com experiência prévia de cocriação (71) e sem experiência prévia de cocriação (187). Os resultados apontaram que brasileiros são significantemente mais engajados em comparação aos norte-americanos. Contudo, os norte-americanos apresentaram médias mais altas com relação à antecipação da satisfação e a intenção de compra. Além disso, observou-se que a experiência prévia de cocriação do consumidor não conduziu a respostas comportamentais distintas.
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