Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2848
Resumo: A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.
id RCAP_ed5b4e2f3d0ae5435e90a5c6a53292a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratóriaCocriação de valorService dominant-logicCocriação do clienteA comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2022-11-21T11:31:40Z2020-11-27T00:00:00Z2020-11-272022-10-06T14:23:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2848por2182-558010.18089/damej.2020.38.4Carvalho, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:15:12Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:15:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
title Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
spellingShingle Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
Carvalho, Pedro
Cocriação de valor
Service dominant-logic
Cocriação do cliente
title_short Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
title_full Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
title_fullStr Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
title_full_unstemmed Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
title_sort Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
author Carvalho, Pedro
author_facet Carvalho, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação de valor
Service dominant-logic
Cocriação do cliente
topic Cocriação de valor
Service dominant-logic
Cocriação do cliente
description A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27T00:00:00Z
2020-11-27
2022-11-21T11:31:40Z
2022-10-06T14:23:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2848
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-5580
10.18089/damej.2020.38.4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543281748213760