Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2848 |
Resumo: | A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço. |
id |
RCAP_ed5b4e2f3d0ae5435e90a5c6a53292a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratóriaCocriação de valorService dominant-logicCocriação do clienteA comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2022-11-21T11:31:40Z2020-11-27T00:00:00Z2020-11-272022-10-06T14:23:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2848por2182-558010.18089/damej.2020.38.4Carvalho, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:15:12Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:15:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
title |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
spellingShingle |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória Carvalho, Pedro Cocriação de valor Service dominant-logic Cocriação do cliente |
title_short |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
title_full |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
title_fullStr |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
title_full_unstemmed |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
title_sort |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista : uma abordagem exploratória |
author |
Carvalho, Pedro |
author_facet |
Carvalho, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cocriação de valor Service dominant-logic Cocriação do cliente |
topic |
Cocriação de valor Service dominant-logic Cocriação do cliente |
description |
A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27T00:00:00Z 2020-11-27 2022-11-21T11:31:40Z 2022-10-06T14:23:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2848 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-5580 10.18089/damej.2020.38.4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543281748213760 |