Marketing societal e marketing social: uma visão empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria Rosa Bueno
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Giuliani, Antonio Carlos, Farah, Osvaldo Elias, Spers, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/321
Resumo: Analisar o papel social das empresas dentro da orientação do marketing societal é objetivo deste estudo. A adoção das ações sociais são enquadradas dentro dos conceitos de marketing social e marketing de causas sociais, como uma atividade estratégica que busca estabelecer um novo relacionamento entre as empresas e a sociedade. Nessa visão ampliada do marketing, a parceria e os benefícios mútuos entre ambas contribuem positivamente para o novos requisitos ercadológicos da atuação empresarial que são: gerar lucro, proporcionar satisfação aos consumidores e atender os interesses públicos. Para avaliar se os conceitos teóricos condizem com a percepção empresarial, foi realizado realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo 42 empresários da região de Campinas/SP. O estudo apontou a consciência dos empresários para a questão social e que a prática da cidadania corporativa agrega valor à marca, podendo ser um diferencial competitivo. Apesar do interesse demonstrado, as empresas pesquisadas não dispõem de pessoas para desenvolver ou buscar alianças para o desenvolvimento de projetos focados em causas sociais, fato que restringe a adoção do marketing de causas sociais pelo grupo estudado.
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