Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/387 |
Resumo: | Este trabalho trata da verificação dos perfis dos gestores das unidades organizacionais de um Banco de Varejo Público. As referências teóricas se restringiram às (TC) Teorias das Características de Personalidade, (EC) Estilos Comportamentais, (SS) Sistêmicas Situacionais, (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. A metodologia de pesquisa foi a de levantamento e “survey”, com a aplicação de questionário com 30 pares de afirmações, onde cada uma das linhas teóricas é representada por 12 afirmações. O objetivo foi identificar e avaliar os estilos de gerência adotados por um grupo de 9 administradores, em agências localizadas no estado de Santa Catarina. As agências pesquisadas guardam similaridades em relação à sua estrutura e clientela, atuam no interior e têm entre 15 e 30 funcionários. A verificação do perfil partiu de como o gestor se vê e de como é visto pelos subordinados. Buscou-se aliar à pesquisa aspectos demográficos da amostra. A pesquisa não revelou diferenças significativas em relação aos perfis traçados. Houve uma preponderância maior nas freqüências em relação às tipologias (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. Não ficou evidenciado que as variáveis demográficas, como tempo de banco, escolaridade, estado civil e gênero, tivessem relação com os resultados obtidos. |
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Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo públicoEste trabalho trata da verificação dos perfis dos gestores das unidades organizacionais de um Banco de Varejo Público. As referências teóricas se restringiram às (TC) Teorias das Características de Personalidade, (EC) Estilos Comportamentais, (SS) Sistêmicas Situacionais, (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. A metodologia de pesquisa foi a de levantamento e “survey”, com a aplicação de questionário com 30 pares de afirmações, onde cada uma das linhas teóricas é representada por 12 afirmações. O objetivo foi identificar e avaliar os estilos de gerência adotados por um grupo de 9 administradores, em agências localizadas no estado de Santa Catarina. As agências pesquisadas guardam similaridades em relação à sua estrutura e clientela, atuam no interior e têm entre 15 e 30 funcionários. A verificação do perfil partiu de como o gestor se vê e de como é visto pelos subordinados. Buscou-se aliar à pesquisa aspectos demográficos da amostra. A pesquisa não revelou diferenças significativas em relação aos perfis traçados. Houve uma preponderância maior nas freqüências em relação às tipologias (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. Não ficou evidenciado que as variáveis demográficas, como tempo de banco, escolaridade, estado civil e gênero, tivessem relação com os resultados obtidos.Universidade de Fortaleza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/38710.5020/2318-0722.12.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/387/pdfMachado, Denise Del Prá NettoAntunes, Acilão Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:07:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/387Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:07:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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