Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Denise Del Prá Netto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Antunes, Acilão Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/387
Resumo: Este trabalho trata da verificação dos perfis dos gestores das unidades organizacionais de um Banco de Varejo Público. As referências teóricas se restringiram às (TC) Teorias das Características de Personalidade, (EC) Estilos Comportamentais, (SS) Sistêmicas Situacionais, (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. A metodologia de pesquisa foi a de levantamento e “survey”, com a aplicação de questionário com 30 pares de afirmações, onde cada uma das linhas teóricas é representada por 12 afirmações. O objetivo foi identificar e avaliar os estilos de gerência adotados por um grupo de 9 administradores, em agências localizadas no estado de Santa Catarina. As agências pesquisadas guardam similaridades em relação à sua estrutura e clientela, atuam no interior e têm entre 15 e 30 funcionários. A verificação do perfil partiu de como o gestor se vê e de como é visto pelos subordinados. Buscou-se aliar à pesquisa aspectos demográficos da amostra. A pesquisa não revelou diferenças significativas em relação aos perfis traçados. Houve uma preponderância maior nas freqüências em relação às tipologias (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. Não ficou evidenciado que as variáveis demográficas, como tempo de banco, escolaridade, estado civil e gênero, tivessem relação com os resultados obtidos.
id UNIFOR-2_0920af593bc3e8fab54008d306cd4ed5
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/387
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo públicoEste trabalho trata da verificação dos perfis dos gestores das unidades organizacionais de um Banco de Varejo Público. As referências teóricas se restringiram às (TC) Teorias das Características de Personalidade, (EC) Estilos Comportamentais, (SS) Sistêmicas Situacionais, (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. A metodologia de pesquisa foi a de levantamento e “survey”, com a aplicação de questionário com 30 pares de afirmações, onde cada uma das linhas teóricas é representada por 12 afirmações. O objetivo foi identificar e avaliar os estilos de gerência adotados por um grupo de 9 administradores, em agências localizadas no estado de Santa Catarina. As agências pesquisadas guardam similaridades em relação à sua estrutura e clientela, atuam no interior e têm entre 15 e 30 funcionários. A verificação do perfil partiu de como o gestor se vê e de como é visto pelos subordinados. Buscou-se aliar à pesquisa aspectos demográficos da amostra. A pesquisa não revelou diferenças significativas em relação aos perfis traçados. Houve uma preponderância maior nas freqüências em relação às tipologias (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. Não ficou evidenciado que as variáveis demográficas, como tempo de banco, escolaridade, estado civil e gênero, tivessem relação com os resultados obtidos.Universidade de Fortaleza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/38710.5020/2318-0722.12.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/387/pdfMachado, Denise Del Prá NettoAntunes, Acilão Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:07:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/387Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:07:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
title Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
spellingShingle Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
Machado, Denise Del Prá Netto
title_short Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
title_full Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
title_fullStr Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
title_full_unstemmed Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
title_sort Estilos de liderança: um estudo nas agências de um banco de varejo público
author Machado, Denise Del Prá Netto
author_facet Machado, Denise Del Prá Netto
Antunes, Acilão Gonçalves
author_role author
author2 Antunes, Acilão Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Denise Del Prá Netto
Antunes, Acilão Gonçalves
description Este trabalho trata da verificação dos perfis dos gestores das unidades organizacionais de um Banco de Varejo Público. As referências teóricas se restringiram às (TC) Teorias das Características de Personalidade, (EC) Estilos Comportamentais, (SS) Sistêmicas Situacionais, (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. A metodologia de pesquisa foi a de levantamento e “survey”, com a aplicação de questionário com 30 pares de afirmações, onde cada uma das linhas teóricas é representada por 12 afirmações. O objetivo foi identificar e avaliar os estilos de gerência adotados por um grupo de 9 administradores, em agências localizadas no estado de Santa Catarina. As agências pesquisadas guardam similaridades em relação à sua estrutura e clientela, atuam no interior e têm entre 15 e 30 funcionários. A verificação do perfil partiu de como o gestor se vê e de como é visto pelos subordinados. Buscou-se aliar à pesquisa aspectos demográficos da amostra. A pesquisa não revelou diferenças significativas em relação aos perfis traçados. Houve uma preponderância maior nas freqüências em relação às tipologias (GS) Gestão do Sentido e (AO) Arquitetura Organizacional. Não ficou evidenciado que as variáveis demográficas, como tempo de banco, escolaridade, estado civil e gênero, tivessem relação com os resultados obtidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/387
10.5020/2318-0722.12.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/387
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.12.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/387/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806467579904