Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412 |
Resumo: | O presente estudo objetivou entender como os pesquisadores brasileiros, no período entre 2008 a 2018, compreenderam e definiram o conceito de Economia Criativa em seus respectivos estudos. Para isso, este estudo fez uso da pesquisa bibliométrica e realizou um levantamento nos bancos de dados da Scielo, Spell e Periódico CAPES, objetivando compreender (a) quais revistas estavam publicando esses artigos, (b) qual a estratificação Qualis CAPES dessas revistas, (c) quais foram os anos que se concentraram as publicações, (d) quais os principais autores abordados na definição de Economia Criativa, (e) quais as áreas das revistas, bem como (f) a localidade e (g) as palavras-chave trazidas pelos artigos analisados. Observou-se, a partir da análise dos doze artigos selecionados, mediante os critérios preestabelecidos, que a autoria dos artigos analisados é de maioria produzida por homens, que a referência mais utilizada acerca do conceito de Economia Criativa é de uma dada pesquisadora e que os estudos predominam na região Sudeste. Conclui-se também que o conceito de Economia Criativa, nos textos analisados, concentra-se nos seguintes aspectos: desenvolvimento, cultura, criatividade e indústrias criativas, assim como a maioria dos estudos analisados trabalham a concepção de Economia Criativa relacionada à criatividade. |
id |
UNIFOR-2_22dd54ed50b4adb99364b33a0675e35e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/10412 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018Economia CriativaIndústria CriativaServiços CriativosRevisão Bibliométrica.O presente estudo objetivou entender como os pesquisadores brasileiros, no período entre 2008 a 2018, compreenderam e definiram o conceito de Economia Criativa em seus respectivos estudos. Para isso, este estudo fez uso da pesquisa bibliométrica e realizou um levantamento nos bancos de dados da Scielo, Spell e Periódico CAPES, objetivando compreender (a) quais revistas estavam publicando esses artigos, (b) qual a estratificação Qualis CAPES dessas revistas, (c) quais foram os anos que se concentraram as publicações, (d) quais os principais autores abordados na definição de Economia Criativa, (e) quais as áreas das revistas, bem como (f) a localidade e (g) as palavras-chave trazidas pelos artigos analisados. Observou-se, a partir da análise dos doze artigos selecionados, mediante os critérios preestabelecidos, que a autoria dos artigos analisados é de maioria produzida por homens, que a referência mais utilizada acerca do conceito de Economia Criativa é de uma dada pesquisadora e que os estudos predominam na região Sudeste. Conclui-se também que o conceito de Economia Criativa, nos textos analisados, concentra-se nos seguintes aspectos: desenvolvimento, cultura, criatividade e indústrias criativas, assim como a maioria dos estudos analisados trabalham a concepção de Economia Criativa relacionada à criatividade.Universidade de Fortaleza2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1041210.5020/2318-0722.2021.27.3.10412Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 3 (2021)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412/6765Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Scienceshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Emmanuelle Lopes deDias, Pâmela Karolina2022-01-28T14:11:30Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/10412Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2022-01-28T14:11:30Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
title |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
spellingShingle |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 Almeida, Emmanuelle Lopes de Economia Criativa Indústria Criativa Serviços Criativos Revisão Bibliométrica. |
title_short |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
title_full |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
title_fullStr |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
title_full_unstemmed |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
title_sort |
Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018 |
author |
Almeida, Emmanuelle Lopes de |
author_facet |
Almeida, Emmanuelle Lopes de Dias, Pâmela Karolina |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Pâmela Karolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Emmanuelle Lopes de Dias, Pâmela Karolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Criativa Indústria Criativa Serviços Criativos Revisão Bibliométrica. |
topic |
Economia Criativa Indústria Criativa Serviços Criativos Revisão Bibliométrica. |
description |
O presente estudo objetivou entender como os pesquisadores brasileiros, no período entre 2008 a 2018, compreenderam e definiram o conceito de Economia Criativa em seus respectivos estudos. Para isso, este estudo fez uso da pesquisa bibliométrica e realizou um levantamento nos bancos de dados da Scielo, Spell e Periódico CAPES, objetivando compreender (a) quais revistas estavam publicando esses artigos, (b) qual a estratificação Qualis CAPES dessas revistas, (c) quais foram os anos que se concentraram as publicações, (d) quais os principais autores abordados na definição de Economia Criativa, (e) quais as áreas das revistas, bem como (f) a localidade e (g) as palavras-chave trazidas pelos artigos analisados. Observou-se, a partir da análise dos doze artigos selecionados, mediante os critérios preestabelecidos, que a autoria dos artigos analisados é de maioria produzida por homens, que a referência mais utilizada acerca do conceito de Economia Criativa é de uma dada pesquisadora e que os estudos predominam na região Sudeste. Conclui-se também que o conceito de Economia Criativa, nos textos analisados, concentra-se nos seguintes aspectos: desenvolvimento, cultura, criatividade e indústrias criativas, assim como a maioria dos estudos analisados trabalham a concepção de Economia Criativa relacionada à criatividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412 10.5020/2318-0722.2021.27.3.10412 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2021.27.3.10412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412/6765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 3 (2021) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165808475602944 |