Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Emmanuelle Lopes de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Pâmela Karolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412
Resumo: O presente estudo objetivou entender como os pesquisadores brasileiros, no período entre 2008 a 2018, compreenderam e definiram o conceito de Economia Criativa em seus respectivos estudos. Para isso, este estudo fez uso da pesquisa bibliométrica e realizou um levantamento nos bancos de dados da Scielo, Spell e Periódico CAPES, objetivando compreender (a) quais revistas estavam publicando esses artigos, (b) qual a estratificação Qualis CAPES dessas revistas, (c) quais foram os anos que se concentraram as publicações, (d) quais os principais autores abordados na definição de Economia Criativa, (e) quais as áreas das revistas, bem como (f) a localidade e (g) as palavras-chave trazidas pelos artigos analisados. Observou-se, a partir da análise dos doze artigos selecionados, mediante os critérios preestabelecidos, que a autoria dos artigos analisados é de maioria produzida por homens, que a referência mais utilizada acerca do conceito de Economia Criativa é de uma dada pesquisadora e que os estudos predominam na região Sudeste. Conclui-se também que o conceito de Economia Criativa, nos textos analisados, concentra-se nos seguintes aspectos: desenvolvimento, cultura, criatividade e indústrias criativas, assim como a maioria dos estudos analisados trabalham a concepção de Economia Criativa relacionada à criatividade.
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